Os hamster são roedores muito sensíveis que precisam de uma dieta balanceada. A alimentação é fundamental para que eles tenham uma boa qualidade de vida.
É de responsabilidade dos tutores proporcionar uma dieta saudável rica em nutrientes e em quantidades ideais de ração seca – que combina grãos, frutos secos e sementes.
Por isso, é importante saber o que os hamsters podem ou não comer pois alguns alimentos em excesso podem causar problemas gastrointestinais ou até mesmo ficarem suscetíveis a contrair doenças.
Veja abaixo o que pode ou não ser oferecido para os animais! Acompanhe.
Quais frutas e verduras pode dar para o hamster?
Além de oferecer rações específicas para roedores, as frutas e verduras também são fundamentais pois são grandes fontes de vitaminas, fibras e minerais para o organismo dos hamsters. Veja abaixo quais podem ser ofertadas:
Frutas que o hamster pode comer
As frutas proporcionam aos hamsters a quantidade de líquido que o organismo dos pets precisam. Entretanto não pode substituir a água, por isso os bebedouros devem estar sempre cheios de água fresca.
Entre as frutas que o hamster pode comer estão: pera, maçã, ameixa, melancia, melão, morangos, uva e banana.
Frutas ácidas como a laranja e o limão podem causar lesões na boca e no sistema gastrointestinal.
Verduras e legumes que o hamster pode comer
Assim como as frutas, as verduras e legumes são ricos em nutrientes, antioxidantes e fibras que possuem baixo teor de gordura. Entre as verduras que se pode ofertar aos hamsters estão: Espinafre, alface, cenoura, repolho, brócolis, vagem, couve-flor, acelga, couve, salsinha, cenoura, abóbora, abobrinha, nabo, batata e batata doce cozidas.
As sementes de girassol também são recomendadas pois elas tem um sabor bastante agradável, no entanto não devem ser oferecidas em grandes quantidades, devido ao alto teor de gordura.
Quais os alimentos que o hamster não pode comer?
Alguns alimentos não são recomendados para serem ofertados aos hamsters, como por exemplo: macarrão, castanhas, abacaxi, feijão, agrião, pêssego, damasco, batata crua, frutas com caroço, frutas cítricas, cebola e alho.
Cabe salientar os cuidados com frutas com semente com maçã e pera, pois elas contêm uma substância chamada cianeto, que quando ingerida em excesso pode levar o hamster à morte.
Outro cuidado importante na alimentação dos hamsters é não oferecer frutas, legumes e verduras “passados”. Afinal, podem desencadear doenças devido ao acúmulo de germes e bactérias e atrair moscas.
Enfim, para introduzir alimentos na dieta do seu roedor de estimação, o ideal é começar desde pequeno. Além disso, cada espécie tem necessidades específicas, então consulte um profissional, um médico veterinário para que ele indique a melhor rotina de alimentação e dieta para o seu animalzinho.
Na Chalesco você encontra as melhores opções de bebedouros, gaiolas e brinquedos para o hamster. Acesse o nosso site e conheça os nossos produtos.