Passear com cães é algo fundamental pra saúde do animal. A grande dúvida é se isto ocorre também para os gatos. É um assunto interessante e bastante debatido e a única conclusão é que cada felino irá decidir se gosta ou não. O passeio com gatos podem trazer inúmeros benefícios – como o instinto primitivo e, principalmente, a questão de liberdade e perca de medo por estar acompanhado de seu tutor e também por ficar sempre protegido dentro de casa – e alguns pontos negativos, como o stress. Por isso, analise bem o estado do bichano e vá entendendo os desejos e curiosidades.
O mundo fora de casa é repleto de estímulos ao gato – seja por sons, movimentos, outros tipos de animais, etc – e isso é muito benéfico ao animal que, em sua maioria, perde instintos naturais por ficar quase sempre sem atividade. A grande dificuldade para iniciar essa rotina de passeios é a questão obsessiva dos felinos por controle de território que faz com que fiquem estressados e não queiram mais. A recomendação é sempre levá-los aos mesmos lugares por questão de costume e também tenha consigo a caixa de transporte para protegê-lo ou se o mesmo quiser se esconder.
Uma dica importante é tentar acostumar seu gato com a coleira ou peitoral dentro de casa para que o acessório se torne algo natural pra ele. Deixe-o brincar, cheirar e verificar tudo para que se sinta seguro e não tenha receio. É de extrema importância manter o animal próximo e preso ao tutor pois por estar em um ambiente externo, muitos sustos ou até mesmo outros animais podem assusta-lo e fazer com que ele fuja se não estiver preso! Por isso, muita atenção durante sua caminhada.
Ambientes
Os ambientes devem ser explorados de forma gradual: em casa; depois no hall, garagem e por aí vai até conseguir ir para a rua em si e depois algum parque. Tente fazer isso em horários mais tranquilos para acostumar o felino e deixa-lo evoluir no seu tempo e demonstrar através de sinais que quer explorar coisas diferentes. Fique muito atento aos sinais deles e avalie cada comportamento durante o passeio e vá explorando cada vez mais conforme seus desejos. Isso é fundamental!
Passeio com gatos pode ser muito divertido para eles e para os donos, que poderão levar seu animal para diversos lugares e estar cada vez mais presente um na vida do outro!