Os donos de animais de estimação devem ter muita atenção quando o assunto é higiene. Nos pequenos detalhes de uma má higienização de algum objeto que o animal utiliza estão localizados riscos invisíveis à saúde dele e que com maneiras simples e rápidas podemos evitar muitas doenças ou incômodos aos nossos tão queridos bichinhos. No bebedouro de pets, por mais que sempre esteja com água fresca, devemos sim ter um cuidado extra com esse utensílio essencial ao animal e lavá-los regularmente – isso vale mais ainda para o comedouro, ok? Sem esse cuidado, alguns problemas estomacais podem surgir e é por isso que o Blog da Chalesco vai te orientar em como realizar a higiene ideal.
Frequência da limpeza
A limpeza do bebedouro de pets deve ser realizada diariamente, sem dúvidas! Fundamental para evitar contaminações, o bebedouro deve ser higienizado antes de uma reposição de água (e lembre-se de sempre oferecer água fresca ao seu bichinho de estimação) e o comedouro deve ser limpo após o uso de cada refeição. Dessa maneira, além de ser sempre fácil de limpar, esse procedimento evita a presença de bactérias ali.
Como limpar?
Faça da mesma maneira que você lava as louças e utensílios de casa, com detergente neutro e uma bucha para auxiliar e, se preferir para facilitar e melhorar ainda mais a limpeza, utilize água quente no processo. Isso evita a formação de uma espécie de gosma que fica na parte interna do recipiente e é denominada biofilme que oferece grandes riscos ao animal. No início de sua formação, essa gosma é praticamente transparente mas já oferece perigo. Com o tempo e a falta de limpeza a tornam verde e mais difícil de ser removida. Por isso, tenha o cuidado diário e evite que ela se prolifere.
Qual material é mais recomendado?
O bebedouro de pets recomendado é fabricado ou em inox ou em cerâmica pois além de ser mais fácil de limpar, não possuem poros no material e assim evitam a proliferação de microrganismos ali. Fique sempre atento também ao tamanho que ele deve ter com base no porte de seu animal. Animais de porte grande ingerem mais comida e bebida, certo? Existem os coloridos, básicos, diversos formatos…opções não faltam para você e sua família personalizarem este utensílio que é tão importante para o nosso pet.
Fique atento sempre à todos os objetos que seu animal de estimação usa e brinca. Sempre mantenha eles limpos e confira se não estão com alguma coisa que possa machuca-los! Assim, evitamos maiores transtornos e eles podem ficar tranquilos, assim como nós tutores!