Prático e muito útil em todas as fases da vida do pet, o tapete higiênico é um dos primeiros produtos a se tornar uma grande prioridade na vida de quem acaba de incluir um bichinho de estimação na família. E não é exagero dizer que este simples acessório higiênico pode se tornar um dos melhores amigos dos novos “pais de pet”, já que as vantagens que ele traz vão muito além das primeiras impressões.
Enquanto ainda há quem não conheça ou não faça o uso do tapete higiênico, optando pelos antigos e conhecidos jornais para forrar o chão e o cantinho onde o pet faz suas necessidades; os benefícios e a praticidade do produto são tantos que quem já teve a oportunidade de experimentar, dificilmente troca ou deixa de usá-lo.
Isso porque o produto não só ajuda na limpeza e na higiene da casa, mas também contribui para a manutenção da higiene do próprio pet, principalmente na fase de filhote; quando este cuidado é ainda mais importante e necessário. Além disso, ele pode servir como uma ferramenta decisiva na hora de ensinar o bichinho de estimação a fazer as necessidades no lugar correto, acelerando o processo e evitando desgastes.
Confira, a seguir, alguns pontos importantes e vantajosos sobre o uso deste acessório como parte do dia a dia do seu pet e não deixe de conferir os principais diferenciais e benefícios do Tapete Higiênico Premium da Chalesco.
-
Tapete higiênico como ferramenta de adestramento
Uma das maiores preocupações de quem acaba de incluir um pet na família é o adestramento e as diferentes maneiras de ensinar o bichinho a fazer as necessidades no lugar correto. Tendo em vista que nem todos os tutores têm a oportunidade de passear na rua com o bichinho em todos os momentos em que o pet precisa fazer xixi ou cocô, fica claro que é fundamental ensiná-lo o lugar certo em que isso deve ser feito dentro de casa.
O primeiro passo para ter sucesso neste processo é garantir que o novo banheirinho do pet seja localizado em um local agradável para ele e que também seja de fácil acesso, para que os obstáculos no caminho não atrapalhem o adestramento. O lugar escolhido também deve ficar protegido do vento, do calor extremo e da chuva, para que o cãozinho não seja desencorajado a fazer as necessidades do lugar certo por frio ou qualquer tipo de desconforto.
Feito isso, é hora de começar a ficar de olho nos sinais que o cachorro dá na hora em tem vontade de usar o banheiro. Os bichinhos podem demonstrar isso de formas diferentes, mas, geralmente, quando ele passa a cheirar demais um local específico ou circular demais por algum cantinho, é hora de agir.
Nestes momentos, você deve conduzi-lo até o tapetinho, mantendo-o por ali até que ele termine o “serviço” e fazendo com que ele entenda que é ali o lugar certo de fazer xixi e cocô.
Pode parecer uma tarefa difícil à primeira vista, mas os cães são muito inteligentes e absorvem esse tipo de informação com bastante rapidez. Porém, é preciso que os tutores sejam bastante incisivos e pacientes durante a primeira fase desse processo – garantindo um aprendizado rápido e, acima de tudo, eficiente.
Outro ponto importantíssimo neste processo é o de recompensar o pet sempre que ele concluir a tarefa da maneira certa – seja com palavras de incentivo, muitos carinhos ou até um petisco. Isso o ajuda a associar o ate de fazer as necessidades no lugar correto com boas sensações e recompensas, o que pode acelerar ainda mais o seu aprendizado.
-
Praticidade e limpeza para pets e tutores
Conforme já é sabido, ainda há quem não dê importância para as opções disponíveis no mercado e prefira usar jornais velhos como o ponto a ser reconhecido pelo pet para fazer as necessidades. Porém, além de exigir trocas muito frequentes, o jornal também tem a desvantagem de não contar com poder absorvente algum – exigindo, também, que a limpeza do chão e do local onde o bichinho fez suas necessidades seja feita a cada nova ocorrência.
Por ter a capacidade de absorver o líquido e ainda de ajudar a diminuir o odor das necessidades, o tapete higiênico evita que a área precise ser limpa a cada vez que o pet usa o banheiro – bastando retirar o tapetinho e substituí-lo por outra folha para que o ambiente esteja higienizado e pronto para servir, mais uma vez, de banheirinho para o cão.Além disso, caso o tutor não tenha tempo de trocar o tapete com rapidez, o fato de ele ser absorvente impede que o cãozinho molhe suas patinhas ao pisar em cima do xixi; e também evita que ele espalhe a urina pelo piso da casa ou até pelo tapete da sala (que não foi feito para ser usado como banheiro!).
-
Filhotes limpos e sequinhos
Quem levou um pet filhote para casa já saber que, assim como funciona no caso dos bebês: os cuidados com os animaizinhos durante essa fase da vida são redobrados. E isso vale, especialmente, para o que se refere à higiene dos pets – já que, até completarem cerca de três meses de idade, eles ainda nem tomaram todas as vacinas necessárias para poderem circular livremente nas ruas e, geralmente, devem evitar tomar banhos que não sejam realizados com uma série de precauções bastante específicas.
Dito isso, fica claro que todo cuidado para evitar que o pet filhote se suje demais é válido, e o tapete higiênico pode ajudar muito neste sentido. Além de evitar que as suas patinhas fiquem molhadas depois do xixi, a capacidade absorvente dos tapetinhos também previne que o pet fique com a pelagem molhada se acabar deitando em cima do xixi que acabou de fazer – o que é bastante comum durante este primeiro período de vida.
Tapete Higiênico Premium Chalesco
Produzido com gel superabsorvente, o Tapete Higiênico Premium Chalesco evita que o pet fique exposto ao seu xixi depois de fazer as necessidades e, por contar com uma barreira antivazamento, também evita que volumes maiores de urina transbordem do tapete até que sejam absorvidos por completo.
Seu tecido ajuda a controlar os odores do xixi do cão e também a atrair o pet, auxiliando no processo de adestramento para que as necessidades sejam feitas no lugar certo.
Contando com fitas adesivas no seu verso, favorece a higiene na hora de ser embalado para descarte e permite que seja fixado para garantir que o pet não o tire do lugar – sendo que isso pode ser feito tanto para mantê-lo no chão como para que fique com uma parte fixa no chão e outra parte na parede (adaptando o tapetinho para a maneira com que os machos costumam fazer xixi).