Viagens em família, com os amigos ou até sozinho, podem ser uma excelente ocasião para incluir seu animal de estimação ainda mais em sua rotina, levá-lo para um passeio diferente e deixá-lo ainda mais presente em sua vida e memórias.
Mas sabe-se também que embarcar com animais não é tão simples como viajar sem eles e nossos amigos de quatro patas precisam de atenção especial para fazer uma boa viagem. Sabendo disso, listamos as principais dicas e cuidados que você precisa ter para viajar com seu pet da maneira mais segura e tranquila.
Planejamento é tudo
Para que a viagem com seu pet seja tranquila e segura a palavra de ordem é planejamento. É importante começar a preparar tudo com antecedência para garantir que seu bichinho ficará confortável e, para isso, é preciso pensar não apenas no tempo do trajeto, como nos momentos antes da viagem e nos dias em que vocês passarão fora.
O destino ideal
Na hora de planejar a viagem com o pet é fundamental garantir que o destino escolhido será agradável para você e para ele.
Atualmente, existe uma grande variedade de hotéis, shoppings, parques e diversos outros ambientes classificados como “pet friendly”, ou seja, locais preparados para receber bem os animais e permitir que eles se divirtam tanto quanto seus donos.
Antes de pegar a estrada
O primeiro passo antes de pegar a estrada é assegurar que seu pet está saudável para viajar. Faça uma visita ao veterinário para examinar o animal e atestar que ele está bem para enfrentar a viagem. Converse com o profissional sobre o destino de vocês e peça orientações sobre o que levar e a possibilidade de necessidades especiais com o local.
Além disso, é importante que seu bichinho esteja com a vacinação em dia. Com antecedência, confira o cartão de vacinas de seu amigo e, caso necessário, leve-o para tomar as doses que estão faltando.
Agora, se a viagem for de avião, além desses documentos, você precisará também de um Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), por isso é fundamental começar os preparativos bem antes do dia marcado para a viagem.
Bagagem extra
Com todos os documentos em mãos, o próximo passo é arrumar as malas do pet, afinal, assim como nós, ele também precisa de seus itens pessoais.
Anote aí tudo que não pode faltar na mala do seu bichinho de estimação:
- Coleira e guia para os passeios;
- href=“https://chalesco.com.br/categoria/caes/bebedouro-e-comedouro/?nitro=1&post_type=product&wrls_search_in=title%2Cdescription%2Ccontent%2Csku”>Bebedouro e comedouro, assim como ração e petiscos ;
- Tapetes, caixas e sacos href=“https://chalesco.com.br/categoria/caes/higiene/?nitro=1&post_type=product&wrls_search_in=title%2Cdescription%2Ccontent%2Csku”>higiênicos;
- Toalhas e itens de higiene como shampoo e sabonetes próprios;
- Cobertor e roupinhas, principalmente se estiverem indo para um lugar frio;
- Plaquinha de identificação com nome do animal e do dono, assim como telefone para contato.
Caso o seu pet precise de algum medicamento, não se esqueça de colocá-lo na bolsa. Mas, se quiser levar algum remédio extra, para prevenção, consulte antes um profissional qualificado.
Transporte em segurança
Com tudo bem planejado e arrumado, chegou a hora de pegar a estrada e, para garantir uma viagem tranquila e segura, o Código de Trânsito Brasileiro exige o uso de href=“https://chalesco.com.br/?post_type=product&wrls_search_in=title%2Cdescription%2Ccontent%2Csku&s=transporte”>caixas de transporte adequadas ou cadeiras próprias presas ao cinto de segurança. Para animais maiores existem guias especiais e grades protetoras presas ao cinto.
Durante a viagem certifique-se de fazer algumas paradas para que o animal possa se movimentar e fazer suas necessidades e deixe alguns brinquedos por perto para que ele se distraia no trajeto. Se puder, antes de embarcar, brinque ou passeie com o animal para gastar energias e garantir uma viagem tranquila.
Dentro do carro, é importante que a temperatura não esteja muito quente para não atrapalhar a respiração do pet. O ideal é deixar as janelas um pouco abertas ou o ar-condicionado ligado, mas, em caso de viagens de avião ou de ônibus, cuja temperatura não pode ser controlada, a recomendação é deixar uma coberta a mão para que o bichinho não passe frio.
Ainda para casos de viagens em transporte coletivo, pesquise sobre as regras da empresa para transporte de animais e evite problemas na hora do embarque.
E aí, curtiu as nossas dicas? Com elas você pode viajar com seu pet sem preocupações e curtir muito!
Para mais dicas e cuidados com seu bichinho, continue de olho em nosso blog!