Ter um pet é uma delícia, mas com o carinho e as brincadeiras vem também alguns desafios. E entre eles, os maus comportamentos são os que merecem maior atenção. Afinal de contas, ter um bichinho bem treinado é muito importante para sua segurança e felicidade.
No entanto, nem sempre é fácil driblar estes pequenos hábitos que vão surgindo. E um dos mais comuns e mais problemáticos, principalmente quando se trata dos cães, é a mordida. Por isso, não poderíamos deixar de falar deste assunto. Para te ajudar a vencer esta fase com sucesso, criamos este post especialmente sobre o tema.
Veja aqui 6 dicas para fazer o cachorro parar de morder!
1. Não transforme em uma brincadeira
A base do treinamento dos animais de estimação são as técnicas de condicionamento. Isso significa que sempre que o seu bichinho se sentir recompensado por uma ação, ele vai querer repeti-la. E para os cães, as brincadeiras são uma grande recompensa.
Portanto, é importante que você seja cuidadoso para não transformar sua reação à mordida em um jogo. Assim, evite:
• Tirar rapidamente a mão, o pé ou o objeto que ele está mordendo;
• Rir ou falar com voz carinhosa;
• Fazer carinho ou oferecer petiscos.
O ideal é deixar a sua mão e seguir nossas próximas dicas.
2. Ensine um comando negativo
O seu pet consegue associar centenas de sons a ações e comportamentos. Por isso, cabe a você relacionar um deles às repreensões. Pode ser “não”, um assobio, um estalo de língua, não importa, contanto que o sinal sonoro seja utilizado sempre que um comportamento inconveniente for interrompido.
3. Mostre que doeu
O seu pet é capaz de reconhecer parte de suas expressões e sentimentos. Por isso, você pode utilizá-los para apoiar o treino. E na hora da mordida, uma das opções é mostrar a ele que doeu.
Se você notar que seu cão fica assustado e apreensivo quando você fala “ai” ou reclama da dor, utilize este artifício.
4. Ofereça reforço positivo
Uma das melhores técnicas para ensinar qualquer truque ou comportamento para o seu cachorro é oferecer reforço positivo. Em vez de apenas repreendê-lo quando fizer algo indesejado, recompense por comportamentos bons.
Assim, quando ele estiver mordendo algo que deve morder, como um osso ou brinquedo, parabenize-o, faça carinho e estimule a ação. Desta maneira, ele será capaz de compreender quando a mordida é algo bom.
5. Recompense outros comportamentos na hora da mordida
Quando o seu animal estiver mordendo, tente motivá-lo a mudar de foco. Você pode fazer isso aplicando um outro comando que ele conheça ou chamando sua atenção para outra atividade. Quando fizer isso, assim que ele parar de morder, ofereça uma recompensa com um tom de voz animado e um carinho.
6. Tenha paciência
O processo de treinamento do seu cão leva tempo e certos comportamentos são esperados em determinadas fases, como as mordidas quando são filhotes. Por isso, seja paciente e continue insistindo.
Aplicando todos estes passos e com um pouco de paciência, logo seu cachorro vai parar de morder.
Quer saber mais sobre saúde, bem-estar e treinamento de cães? Navegue pelo nosso blog!