Os gatos são animais muito especiais e apesar da fama de independentes, precisam de alguns cuidados que só os humanos podem oferecer.
Um deles é a escovação dos pelos que proporciona diversos benefícios para a saúde e bem-estar dos felinos.
Inclusive, uma das maiores preocupações dos tutores de gatos é com as chamadas bolas de pelo e ao fazer a escovação frequente e correta, diminui consideravelmente a formação das bolas de pelo.
A seguir, preparamos algumas dicas de como escovar os pelos do seu gato.
Por que é importante escovar os pelos dos gatos?
Os gatos têm o costume de fazer a própria higienização através das lambidas. Com isso, eles acabam ingerindo muitos pelos, formando assim bolas que costumam ser expelidas com o vômito.
Apesar de ser algo natural, pode ser bastante assustador por alguns tutores, principalmente os menos inexperientes. Por isso, importante fazer a escovação dos pelos dos gatos para que tenham mais saúde e qualidade de vida.
Além disso, a escovação retira o excesso de pelo e estimula o crescimento dos novos. Fora que os bichanos adoram e os tutores podem criar mais conexão e fortalecer os laços com seu pet. Não importa se os gatos tenham pelos curtos ou mais volumosos, todos podem e devem ser escovados.
Dicas para escovar os pelos dos gatos
1 – Tenha um massageador
Existem escovas para gatos que são também massageadores, fabricadas especificamente para os bichanos. Por serem apropriadas, elas possuem algumas características que uma escova tradicional não vai oferecer.
Por isso, nada de escovar os pelos dos gatos com escova de humanos, que pode até machucar o seu gatinho. Alguns massageadores vem com catnip, que a erva do gato que proporciona muitos benefícios, como deixar o bichano mais feliz, liberando bastante o estresse do animal.
2 – Escolha o momento ideal
Observe o momento em que o gato estiver mais receptivo e tranquilo. Comece passando a escova na região da cabeça e vai descendo pelo tronco. Notou que ele não se negou? Então continue, mas sempre respeitando caso ele não queira mais.
Um bom tutor observa sempre as reações do bichano e respeita, afinal, os gatos são independentes e gostam de ter seu espaço.
3 – Escove no sentido do crescimento dos pelos
A forma correta de escovar os pelos dos gatos é no sentido do crescimento dos pelos. Fazer a escovação ao contrário pode ser útil apenas quando for necessário retirar resíduos mais consistentes do pelo, mas isso raramente acontece com um gato.
Fora que escovar no sentido contrário pode causar desconforto, fazendo o seu fato evitar de vez a escovação.
4 – Escove ao ar livre
Se for possível, faça a escovação dos pelos ao ar livre, porque muitos pelos costumam sair neste momento e podem ficar nos móveis da casa, tapetes e sofá.
Alterne a escovação com carinho e vá ganhando a confiança do bichano, assim, ele não criará uma resistência aos momentos de escovação.
Benefícios da escovação
• Reduz as chances de bolas de pelo;
• É um momento de conexão entre tutor e animal;
• Ajuda no crescimento saudável dos pelos;
• Evita que os pelos caiam em excesso pela casa;
• Pelos macios e sedosos.
Este conteúdo foi útil? Aproveite e compartilhe para ajudar outros gateiros!