As unhas do seu pet devem ser bem cuidadas, não só por questão estética, como também para saúde e bem-estar do seu pet, uma vez que unhas muito compridas e mal lixadas podem causar dor e desconforto.
Os gatos usam a unha para escalar, se defender e também para arranhar e marcar o território.
Unhas longas demais podem também causar alguns danos nos móveis e pisos da sua casa, ou até mesmo rasgar o estofado do seu sofá, pois elas podem enganchar, causando dor nos seu animal de estimação.
Quais os sinais de que as patinhas precisam de atenção?
Os sinais são bem evidentes. Em cachorros, as patinhas precisam de cuidados quando se começa a escutar um barulho de “clique” enquanto eles estão caminhando. Outro sinal é quando eles estão lambendo muito as patinhas, ou até mesmo mancando, é necessário observar se as unhas são sinais de desconforto.
Posso lixar a unha do gato?
Sim! Você pode adquirir uma lixa automática que ajuda caso o seu felino não goste muito da experiência de cortar a unha, já que a lixa evita acidentes.
Posso lixar a unha de cachorro?
O processo de higiene das patinhas do cachorro também não é uma tarefa fácil, pois as unhas do cachorro envolvem vasinhos e terminações nervosas que causam dor, por isso evite que elas fiquem machucadas. O melhor método é ao invés de utilizar um cortador, vá lixando somente a pontinha das unhas, para evitar que haja machucados.
Como lixar as unhas do pet?
Veja algumas dicas para tornar a processo de higiene das patinhas uma experiência mais agradável para os seus pets:
Treine o hábito desde cedo
Animais de estimação como os gatos não gostam que toquem nas suas patinhas, é como se fosse uma estratégia de defesa, já que são “ferramentas” que eles utilizam para escalar, brincar, se defender e caçar.
No entanto, os gatinhos que vivem dentro de casa não precisam de unhas muito grandes, por isso elas podem ser lixadas. Então para fazê-los acostumar com o procedimento, você tem que acostumá-los com o seu toque desde filhote, para não ficarem traumatizados.
Em cachorrinhos você pode começar apresentando a lixa automática deixando-o explorar o equipamento, coloque-o no chão com alguns petiscos sobre ela desligada. Ligue e desligue a lixadeira e ofereça um petisco.
É um processo que demanda paciência e você pode demorar alguns dias no começo até que ele se adapte a sensação da lixa.
Transforme o processo de cortar unha em brincadeira
A prática de realizar a higiene das patinhas pode ser um pouco estressante e traumatizante para os bichos, por isso transforme em momentos divertidos, como por exemplo oferecer petiscos, fazer um carinho, entre outras recompensas.
Leve esse momento de forma leve e você conseguirá fazer o procedimento sem machucá-los.
Conclusão
Enfim, lixar as unhas dos pets não é um processo fácil, no entanto é muito necessário para evitar que eles se machuquem, nos machuque e também causem danos na mobília da casa. É um processo que no início demanda tempo e é necessário ter bastante paciência até que eles se acostumem.
Na Chalesco você encontra opções de lixa eletrônica a tradicional, para manter a higiene dos seus pets!