Talvez essa seja uma das queixas mais recorrentes entre os tutores de animais: o xixi dentro de casa ou xixi fora do lugar. Realmente é um assunto que precisa ser tratado entre as pessoas.
É muito comum ouvir relatos do tipo: “já tentei de tudo, mas ele não aprende”. Então, se você passa por esse sufoco e quer encontrar uma forma de ajudar o seu bichinho fique por aqui.
Vamos abordar este tema de forma um pouco mais simples para que você tenha os meios de ação necessários e remediar este problema.
Comece pelo chão
É muito importante ressaltar que determinados produtos que usamos no nosso dia a dia podem fazer mal aos nossos bichinhos, mas em contrapartida existem outros que podem ser usados tranquilamente que não causará problemas para eles.
Vinagre: Animais de estimação não costumam gostar de cheiros mais fortes e ácidos, como o vinagre por exemplo. Eles optam por urinar em ambientes cujo cheiro esteja mais suave ou agradável.
Por isso, utilizar o vinagre pode funcionar como um repelente. Assim, você escolhe um local onde ele possa fazer suas necessidades para não passar o vinagre, combinado?!
Repelente para pets: Esse item é muito interessante e pode ser encontrado nas lojas para produtos animais. É muito fácil de usar, basta que você aplique no chão com borrifadas ou aplique sobre os carpetes.
Esse tipo de repelente possui um cheiro bem desagradável para o animal e por isso ele evitará urinar naquele local específico.
Educador Sanitário: Esse item, sem dúvidas, é bastante eficaz. A ideia é que o educador sanitário ajude o seu pet a se afastar ou aproximar do local indicado. É o tipo de produto que você encontra para comprar, tanto na internet, quanto em casas de produtos para animais.
Delimite espaços
Muitas vezes, os animais se acostumam a ficar grudados com seus donos, mas saiba que nem sempre é uma boa escolha misturar os ambientes entre pessoas e pets. Trata-se de uma razão higiênica ou até mesmo de necessidade de espaço e território.
Especialmente os cachorros, eles necessitam do próprio espaço. Delimitar pode não ser uma tarefa muito fácil, mas tenha paciência, pois os animais não entendem como nós. Para eles, são necessárias muitas repetições.
Além disso, tente encaixar esse processo numa rotina, cumprindo horários e tudo. Assim fica mais fácil do bichinho compreender o que deve acontecer naquele momento.
Você também pode estimular o seu pet a utilizar o tapete higiênico, por exemplo. Existem produtos que auxiliam nesse processo. Basta uma borrifada no tapetinho que ele atrai para lá.
Conclusão
Como você pode perceber, os pets não aprendem de maneira rápida, é necessário utilizar alguns truques para que o processo dê certo.
Por isso, você pode colocar todas estas dicas em prática e ajudar o seu animalzinho a conviver melhor, além de auxiliar na limpeza do ambiente, não é mesmo?! Paciência e carinho neste processo é fundamental.
Então se você gostou do nosso conteúdo, nos deixe saber.