Quando o seu animalzinho de estimação passa por uma cirurgia, os veterinários recomendam o uso do colar elizabetano, pois ele ajuda na recuperação, evitando que o animal dê lambida no local lesionado.
Para tirar as suas dúvidas, separamos um conteúdo sobre o uso do utensílio. Continue a leitura!
Qual a função do colar elizabetano?
A principal utilidade do colar elizabetano é garantir que o animal se mantenha seguro e evitar ferimentos no local da pós cirurgia e assim melhorar a cicatrização.
Se você tem um pet, sabe que eles costumam lamber a região machucada, mesmo que a saliva ajuda na cicatrização, lambidas em excesso podem prejudicar a recuperação, removendo os pontos e os curativos. Além disso, os animais podem coçar o ferimento ou esfregá-lo em lugares sujos e contaminados e assim evitar a piora.
Como usar o colar elizabetano?
O colar deve ser preso bem justo ao pescoço, fixo na coleira. Além disso, o focinho deve ficar todo pra dentro do colar, por isso avalie bem quanto ao tamanho adequado.
Colares muito pequenos ou grandes, deixará o focinho de fora e o animal conseguirá lamber a cirurgia ou ferimento, acredite o seu bichinho de estimação conseguirá aprender truques para se livrar do colar elizabetano.
Há várias opções de tamanhos de colares elizabetanos
O colar elizabetano é conhecido pelo seu formato de cone, pois tem a função de restringir os movimentos dos animais na região da cabeça e pescoço.
Esse item não é muito agradável para os animais, pois causa desconfortos, mas já há no mercado inúmeras opções de colares elizabetanos que prometem ser mais confortáveis, como colar elizabetano macio e cone de pescoço.
Existem também modelos de plástico com a borda acolchoada ou até mesmo de nylon. O tamanho também varia, sendo os modelos menores indicado para cães e gatos de pequeno porte e os maiores para pets de grande porte.
Muitos tutores acabam achando que não é necessário, ou ficam com dó do pet, mas saiba que é para o próprio bem do animal, pois sem o colar o animal terá acesso fácil ao ferimento prolongando o tratamento.
Encontre o colar elizabetano na Chalesco
Enfim, é um incômodo necessário, então converse com o seu médico veterinário e veja se há um substituto para ele e se realmente é necessário, siga as recomendações do profissional!
Na Chalesco você encontra várias opções de colares elisabetanos, e assim evitar que o seu animal dê lambidas na região da cirurgia ou contamine em regiões sujas.