As aves domésticas são encantadoras e possuem uma personalidade marcante que faz muito sucesso e são uma ótima companhia.
No entanto, nem todas as aves domésticas são permitidas pela legislação e precisam de cuidados especiais. Veja abaixo as principais espécies de aves domésticas e os principais cuidados que se deve ter com esses pets. Acompanhe a leitura!
Posso criar aves silvestres e exóticas em casa?
A legislação brasileira permite a criação de aves, desde que se tenha autorização do IBAMA e origem certificada. Assim você ajuda a evitar os maus tratos com animais.
Como cuidar de aves domésticas em casa?
Ao adotar uma ave doméstica é necessário oferecer um ambiente agradável, livre de estresse e um bebedouro e comedouro confortável, conforme o tamanho e características.
Enfim, a gaiola é um lugar seguro e não podem ocorrer mudanças de temperatura, umidade e sons altos. Além disso, os bichinhos precisam de brinquedos apropriados que ajudam a entreter e não ficar entediado.
Quanto a alimentação, ofereça o que ele pode comer e caso você não saiba o que dar e as quantidades ideais, consulte um veterinário. A higiene também é importante, por isso mantenha a gaiola limpa com frequência e os espaços em que ela tenha acesso.
Tipos de espécies de aves domésticas
Antes de sair por aí adotando qualquer tipo de ave doméstica é necessário escolher aquela que combina com o seu estilo de vida, além do que alguns pássaros demandam de mais tempo e cuidados que outros. Confira a seguir:
Calopsita
A calopsita é uma ave doméstica muito divertida e simpática. É conhecido pelas suas habilidade de imitar as falas e sons do ambiente.
Essa ave doméstica esperta precisa de uma gaiola com espaço suficiente para se exercitar e brincar; Quanto à alimentação, é importante oferecer grãos para uma alimentação completa e água limpa e fresca todos os dias.
Canário
É uma das aves mais populares e conhecidas entre os tutores pelo seu belo canto; Há várias opções de cores como: azul, preto, cobre e entre outros. Além disso, é uma ave doméstica pequena de aproximadamente 15 cm que pode viver cerca de 30 anos. É uma ave dócil, graciosa e independente.
A sua alimentação é a base da ração, que oferece todos os nutrientes necessários de forma balanceada.
No entanto, as sementes, grãos e frutas secas também fazem parte do dia a dia. A limpeza da gaiola é diária, retirando as sobras de dentro do viveiro.
Diamante de Gould
Conhecida pelas cores chamativas, o diamante de gould possui até sete cores diferentes e encanta a todos pela sua docilidade. Costuma ter uma plumagem brilhante e o macho tem uma cabeça preta vermelha ou laranja.
Os adultos costumam medir cerca de 12 a 14 cm e a alimentação é composta de sementes de alpiste, milho e painço.
Periquito
Também é uma das aves domésticas mais populares e muito escolhida para ser um novo pet, principalmente para tutores que nunca criaram aves, por não serem muito exigentes. Essa espécie se destaca pela sua inteligência e convive bem com outras espécies.
Enfim, se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais!