Veja dicas de como acalmar o seu gato estressado.
Se você tem um gatinho estressado em casa, provavelmente está em busca de algumas dicas de como ajudá-lo a se tranquilizar. E se você quer aprender a como acalmar, veja algumas dicas de como ajudar o seu pet. Acompanhe a leitura!
Como identificar um gato estressado?
Antes de tentar tranquilizar o seu gato, é fundamental compreender quando realmente é um problema. Cada felino tem uma personalidade, no entanto há alguns sinais que podem indicar que o pet tem um problema comportamental. Veja quais são:
- Miado estridente e insistente, são sinais de que há algo incomodando o pet.
- Pelos eriçados, é um dos principais sinais de gato estressado.
- Cauda para cima, com movimentos curtos e rápidos é uma forma de comunicação para mostrar que o gato está preocupado.
- O gato passa a fugir de qualquer contato
- Comportamento agressivo
Como lidar com gato estressado?
Ter um gato estressado é motivo de muita preocupação, então se o seu pet apresenta qualquer um dos sinais acima de forma contínua, busque ajuda de um veterinário. No entanto, separamos algumas dicas para ajudar o seu gatinho a se acalmar. Confira:
1. Deixe o seu gato estressado mais tranquilo
Quando o gato estiver estressado, é melhor esperar ele se acalmar, pois ele acha que tudo é uma forma de ameaça e até mesmo de ataque. Então mesmo que você queira abraçá-lo, aguarde alguns instantes, pois ele pode se sentir mais estressado com o toque.
2. Torne o ambiente mais calmo
Outra forma de tranquilizar o animal é deixar o ambiente mais calmo, pois quando em estresse o gato fica em alerta e por isso movimentos bruscos e ruídos podem ser interpretados como uma ameaça.
Então deixe o ambiente mais calmo, diminuindo os sons e ruídos do ambiente e observe o pet de longe. Diminua a luz do ambiente para deixá-lo em um lugar mais agradável.
3. Ofereça objetos que sejam agradáveis ao gato
Para que os animais se sintam mais seguros, é necessário que ele sinta que está tudo bem, e por isso é importante que o ambiente seja confortável utilizando objetos e acessórios que sejam importantes, então brinquedos, ração e água fresca ajudam no momento de tranquilidade.
4. Utilize catnip e feromônios
O catnip, também conhecido como erva-do-gato, tem um efeito de tranquilidade para os pets, por isso o uso de brinquedos com catnip ajudam o gato estressado. Os feromônios têm uma ação mais controlada, que simulam o odor natural dos felinos para que eles se sintam em segurança.
5. Consulte um veterinário
Uma das recomendações mais importantes entre todas as dicas para gato estressado é procurar um auxílio de um médico veterinário em caso de alteração no comportamento, pois os sintomas também podem indicar uma doença.
O profissional irá realizar alguns exames e assim cuidar do bem-estar do pet e assim acompanhar todo o processo e realizar um tratamento especializado.
Enfim, todas as dicas mencionadas no texto irão contribuir para ajudar o seu gato estressado a ter uma vida mais tranquila. E se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais!