Independentes e caçadores por natureza, os felinos domésticos costumam dormir e descansar nos lugares mais impensáveis, incluindo o topo de prateleiras e os muitos cantinhos escondidos da casa. E embora, em função desse comportamento característico, as casas para gatos não tenham as mesmas funções que as desenvolvidas para os cães; esse tipo de acessório ainda é considerado bastante benéfico para o dia a dia dos bichanos.
Bastante conectados aos seus instintos naturais, os gatinhos gostam de tudo o que envolva as etapas de uma caçada; como permanecer em tocas usadas como esconderijo e pular de grandes alturas para pegar algum objeto ou petisco que seja do seu desejo. Por isso, as casas para gatos acabam servindo não somente como um abrigo onde o pet pode relaxar, mas também como uma ferramenta capaz de estimular atividades físicas e, consequentemente, a sua saúde.
Como escolher casas para gatos
Mesmo não sendo normalmente encarada como é pelos cachorros, as casinhas de gatos também devem ter o conforto e o bem-estar do pet como prioridade na hora da escolha. Incluir brinquedinhos e acessórios que atraiam a atenção do felino no dia a dia também um ponto importante, já que este local servirá como mais um lugar em que ele pode relaxar.
Por serem naturalmente higiênicos, é fundamental optar por casinhas que sejam fáceis de limpar ou de desmontar (caso isso seja necessário para a sua limpeza). Também vale lembrar que, apesar de ser o segundo lar do bichano, a casa não deve ter caixas de areia ou banheirinhos no seu interior quando tiver tamanho suficiente para comportar o acessório; pois isso vai fazer com que ele não se sinta confortável no ambiente em função da sujeira.
Diversão nas casinhas de gatos
Junto com o conforto, a diversão também entra em cena nas casinhas para gatos e, hoje, já é possível encontrar modelos especificamente elaborados para eles e até mesmo arquitetos especializados em projetos para bichanos – uma ótima opção para quem tem verba e espaço suficiente para construir um verdadeiro palácio felino.
Arranhadores, escadas, prateleiras e diferentes acessórios podem fazer parte da própria estrutura da casinha; assim como túneis com diferentes acessos e percursos. Brinquedinhos variados da preferência do gatinho também podem ser colocados ou pendurados nas partes interna e externa da casa, aumentando ainda mais o nível de diversão, atividade e atração do pet pelo local.
Além da construção específica das casas para gatos, também há a opção de incluir caminhos e cantinhos especiais para os felinos em outros espaços da casa do tutor. A parte debaixo de escadas, por exemplo, é um bom local para quem quer aumentar o conforto e as brincadeiras do pet – assim como a parte debaixo das camas de tamanho maior, para quem costuma dormir com o gato dentro do quarto.
Elevando a altura da cama, é possível construir uma estrutura elaborada para a vivência do bichano; e, para os mais ousados, tocas de acrílico presas na parte externa da casa também são garantia de diversão e muita brincadeira felina.