Quem tem um passarinho como pet da família sabe que, assim como qualquer animal de estimação, a alimentação das aves deve ser escolhida com cuidados específicos para garantir a boa saúde delas. E, sabendo sobre a preocupação dos tutores com os seus bichinhos de asas, o mercado pet já conta com uma grande variedade de produtos elaborados especialmente para garantir os níveis corretos e mais adequados de nutrição para os pássaros domésticos.
Com isso em mente, fica simples entender que escolher a alimentação das aves mais adequada para o seu pet não é uma tarefa tão difícil nos dias de hoje. No entanto, ainda há alguns detalhes que todos os tutores de pássaros devem saber para evitar problemas relacionados à dieta das aves – conforme você confere na lista a seguir, com quatro regras simples para garantir uma boa nutrição para o seu bichinho.
4 regras para a alimentação das aves
- Procure uma dieta direcionada para o seu pássaroSabendo que há muitos e diferentes produtos no mercado para este fim, fica fácil escolher a ração que servirá de base para a alimentação do seu bichinho; e vale citar que atualmente é possível encontrar opções especialmente formuladas para a exata espécie do seu pet, reunindo boa parte dos nutrientes que as aves precisam para viver com saúde.Mas, embora as rações contem com a maior parte dos nutrientes fundamentais para a saúde das aves, ainda é uma boa ideia que cerca de 30% da alimentação dos pássaros seja composta por frutas e vegetais – que, inclusive, servem como uma forma de petisco para estes pets.
- Saiba que tipo de alimento evitarTendo em mente que os vegetais e as frutas devem fazer parte da dieta dos pássaros, se torna extremamente importante que os tutores saibam que tipo de alimento pode fazer mal para as aves; evitando problemas por querer oferecer uma alimentação mais completa no dia a dia.Enquanto opções como maçã, abacaxi, banana, manga, pera, mamão, batata doce, cenoura, ervilhas, couve, espinafre, aipo e milho são indicados como snacks apetitosos para os pássaros; outros alimentos como abacate, carne e chocolate podem intoxicar e causar problemas sérios na saúde da sua ave.
- Considere suplementos (se for necessário)Geralmente, quando se toma o cuidado de combinar a quantidade certa de ração (de boa qualidade) com alguns “petiscos” saudáveis (como frutas e vegetais), a alimentação das aves já está suficientemente completa. No entanto, quando isso não é possível por algum motivo, já é possível encontrar suplementos específicos para a dieta destes bichinhos – garantindo uma nutrição adequada.
- Consulte um médico veterinário regularmenteSeja qual for a sua opção para a alimentação da sua ave pet, é fundamental que visitas regulares sejam feitas a um médico veterinário. Somente este profissional terá condições reais de investigar o estado de saúde do seu pet e indicar a melhor e mais completa dieta para ele – avaliando a necessidade de mudanças, suplementos ou quaisquer outras especificidades que possam ajudar a garantir sua saúde e qualidade de vida.