Enigmáticos, independentes e cheios de personalidade, os felinos também são conhecidos pela aparência bela e exótica, e a pelagem de gato contribui muito para isso. Mas para que os bichanos de estimação disfrutem de uma aparência saudável e charmosa é preciso tomar alguns cuidados específicos com seus pelos; garantindo a hidratação, a limpeza e, principalmente, a saúde dos fios.
Existente nas mais variadas cores, comprimentos e texturas, a pelagem de gato é bastante diversa, e até mesmo as raças de aparência pelada destacam pelos extremamente curtos e finos; que também merecem cuidados especiais. Justamente pela aparente falta de pelos, esses felinos (de raças como sphinx) têm uma pele muito oleosa, e a sua limpeza deve ser uma preocupação constante para evitar o desenvolvimento de problemas dermatológicos e alergias.
No entanto, de uma forma geral, os gatos de pelagem comprida acabam recebendo mais atenção em relação a esse tipo de cuidado – e com razão, já que a manutenção dos fios deve ser constante para evitar que o acumulo de sujeira e o embaraçamento dos fios tomem conta do pet de forma bastante rápida.
Com isso em mente, fica fácil entender que seja qual for a cor ou o tipo da pelagem do seu gato (sólida; em escamas; tabby; branca; shaded; smoke; particolour; golden; ou colourpoint), ela merece cuidados – e isso é mais fácil na atualidade, pois o mercado pet já oferece uma variedade imensa de shampoos, loções e condicionadores para a pelagem dos bichanos.
Escovação da pelagem de gato
A escovação da pelagem é fundamental para a saúde dos fios, e deve ser feita diariamente com uma escova própria para este fim (que pode ser encontrada facilmente e em grande variedade no mercado pet). Além de remover os fios mortos e soltos no meio da pelagem felina, a escovação ajuda a manter o pelo desembaraçado; e isso facilita bastante o processo de higienização na hora do banho.
Sem os fios soltos em meio à pelagem, a quantidade de fios que caem pela casa e são lambidos pelos bichanos nos famosos “banhos de gato” também diminui consideravelmente; reduzindo, em função disso, a quantidade de bolas de pelo formadas pelo bichinho de estimação no dia a dia.
Higienização da pelagem de gato
Por serem bastante preocupados com a própria higiene, é comum que os felinos façam seus próprios banhos com certa frequência, lambendo a própria pelagem e removendo a sujeira da região. No entanto, os banhos mais tradicionais também são parte importante da manutenção da saúde e da pelagem de gato, e devem ser realizados quinzenalmente.
Shampoos e outros produtos específicos para a limpeza dos pelos de gato também podem ser encontrados no mercado atua e, tendo em mente que os banhos tradicionais são uma necessidade, é uma boa ideia acostumar o gatinho ao contato com a água desde a fase de filhote. Isso ajuda a facilitar o processo na idade adulta, seja ele feito em casa ou com a ajuda de profissionais em um pet shop de confiança com setor de banho e tosa.