É comum que os amantes do mundo dos animais queiram estar sempre próximos dessa natureza, e uma boa forma de atingir este objetivo é ter um bichinho de estimação como parte da família. Enquanto muitos demonstram uma predileção por cachorros, gatos ou até roedores, aqueles que são fãs de pássaros têm nas aves domésticas uma solução para estar constantemente ligados ao universo animal.
Embora o nível de interação com as aves domésticas possa parecer pequeno quando comparado ao de bichinhos como os cães, a relação entre humanos e pássaros pode ser tão forte e cheia de carinho como as outras. E ao contrário do que muitos podem imaginar, as aves também são capazes de demonstrar muito amor pela sua família.
A afirmação é especialmente verdadeira no caso de psitacídeos como o papagaio. Conhecida pela natureza monogâmica, esta ave frequentemente transparece um comportamento muito ciumento em relação a um dos tutores; agindo em relação a ele como se fosse o seu par, e podendo até mesmo se tornar agressiva com outras pessoas que se aproximem demais do seu “casal”.
Mas não é apenas de uma forma negativa que o sentimento se mostra na relação dos pássaros com os seres humanos, e quem já teve a oportunidade de ter uma ave como pet já pôde comprovar isto sem sombras de dúvida.
Assim como qualquer outro animal que seja adotado como bichinho de estimação, as aves também precisam de cuidados específicos no dia a dia para que vivam com qualidade de vida e felicidade. E para lhe ajudar na tarefa de garantir o bem-estar máximo do seu pet de asas, selecionamos alguns dos principais pontos em que os tutores devem ficar atentos.
Cuidados com aves domésticas
Escolha e localização da gaiola
Escolher uma gaiola de tamanho adequado é o primeiro passo para garantir o bem-estar do seu pássaro, e é importante certificar-se de que a ave tenha espaço suficiente para abrir as asas por completo e dar pequenos voos para acertar na compra.
A localização da gaiola (ou viveiro, no caso de vários pássaros) também deve ser observada. Ela não deve ficar em local que tenha sol quente demais durante todo o dia e nem onde haja correntes fortes de ar; dessa forma, evitando a exposição do animal e o desenvolvimento de possíveis problemas de saúde.
Acessórios para o bem-estar
Além dos itens mais básicos para o dia a dia (como comedouros e bebedouros), também é importante adquirir brinquedinhos e outros acessórios que garantam a diversão e as atividades da ave dentro da gaiola. Poleiros com lixas na parte inferior (para aparar naturalmente as unhas), balanços e brinquedos de pendurar são boas opções, e vale lembrar que é fundamental comprar apenas produtos que tenham sido especialmente desenvolvidos para aves.
Alimentação balanceada
Adquirir rações de qualidade e formuladas para atender as necessidades específicas da espécie da sua ave é fundamental para garantir uma dieta nutritiva e balanceada. Frutas e vegetais (como mamão, banana e cenoura) também devem fazer parte da alimentação, em menor quantidade; e é importante lembrar que alimentos como chocolate, carne ou que contenham cafeína jamais devem ser oferecidos aos pássaros.