Não são apenas os banhos e tosas considerados como cuidados essenciais e básicos aos nossos animais de estimação. A saúde oral deles é de extrema importância e super fácil de realizar. Com medidas simples, a odontologia pet pode evitar problemas que se iniciam pequenos e, se não tratados, podem se tornar fatais. Por isso, atenção aos cuidados bucais dos nossos pets!
A prevenção de inúmeros problemas (não só orais) se iniciam através de uma alimentação adequada, seja por uma ração pronta e de boa qualidade (as chamadas Premium) e que ofereça nutrientes e outros ingredientes que ajudam a remover a placa bacteriana durante a mastigação do grão, ou as que são mais macias – sejam as úmidas ou as naturais – tão boas quanto às rações prontas, com a única diferença na questão odontológica de fazer com que a placa se fixe mais facilmente ao dente. E é por isso que se recomenda oferecer petiscos e brinquedos que façam o animal raspar os dentes e assim realizar a limpeza dos mesmos de forma divertida e gratificante.
O que usar para a escovação dental
É fundamental que ocorra a escovação dentária de seu pet também. Seja no Petshop ou mesmo em sua casa, acostumar o animal a ter seus dentes escovados vai ajudar a evitar tanto a placa bacteriana quanto ao tártaro e pode ser um sinônimo de recompensa – leia-se petiscos,rs! – para que isso se torne uma rotina! As escovas de dente para pets são semelhantes às nossas humanas e não há a necessidade de usar pasta dental – somente se for orientado pelo seu veterinário para algum tratamento. Se quiser, pode usar para deixar um gostinho na boca do animal e facilitar a higienização bucal ou um hálito com aroma. Nós da Chalesco, além das escovas dentais, também disponibilizamos a escova dedeira que poderá ajudar caso você tenha alguma dificuldade no uso da normal.
Saúde Bucal
Alguns sintomas como o mau hálito, sangramento e inflamação da gengiva, alteração na forma de mastigar a ração e de como roía os brinquedos, uma agressividade ou perda de peso já indicam que o animal pode estar sofrendo de algum problema dentário. É importante levar seu animal a um dentista veterinário para um diagnóstico e indicar o tratamento correto.
Por isso, sempre acompanhe de perto se os dentes não estão sujos ou os brinquedos com manchinhas de sangue. Prevenir e detectar isso o quanto antes é fundamental para a saúde geral do seu melhor amigo!