Graças à tecnologia – especificamente estamos falando dos telefones celulares – e mobilidade dos aparelhos, a fotografia se tornou algo muito mais simples e cotidiano das pessoas. Rápido, fácil e sempre à mão, as câmeras estão na palma da mão para sempre obter àquele momento, paisagem, situação e tudo mais o que quiser e como quiser. Sem falar que com isso aumentou também o interesse de como obter o melhor clique com tutoriais e como tirar a melhor foto. E a fotografia pet foi um dos tipos que mais evolui e que mais gerou interesse no mercado pois os bichinhos estão se tornando cada vez mais membros de famílias e matérias de fotos maravilhosas. Com essa popularidade das redes sociais, cada vez mais é comum ver fotos dos animais de estimação e, principalmente, perfis dos próprios. E para isso muitos investem em fotografia profissional – seja contratada ou até mesmo de mão própria em câmeras e técnicas excelentes. Vamos saber um pouco mais? Veja abaixo três dicas de como produzir uma fotografia pet incrível!
Cenário, espaço ou local: onde seu Pet se diverte mais é o ambiente perfeito
Isso mesmo: o local ideal para o ensaio ficar perfeito é onde ele se diverte mais! Ali ele estará à vontade, com itens, cenários e referências que trazem toda a tranquilidade para ele se soltar e ser o mais feliz possível! Tente entreter ele ao máximo e estar perto dos humanos ou outros pets que ele ama.
Claro que muitos ensaios poderão ser realizado em outros locais ou até mesmo em estúdio. Tente também utilizar locais com fundos mais neutros para evidenciar o animal. Para estes casos em que o animal precisa fazer pose, utilize brinquedos ou acessórios que ele goste muito, fale com a sua voz no tom que o tranquiliza e deixe o local o mais confortável possível para o seu pet e tente não estressa-lo durante a sessão de fotografia pet (tempo recomendado: 40min para um ensaio).
Cada animal tem suas peculiaridades: abuse disso!
Cada espécie – seja de cão, gato, pássaro, roedor, peixes etc – tem suas características únicas. Se você conseguir usar ao máximo disso durante a foto, com certeza a imagem terá maior valor. Seja um focinho, pelagem, tamanho, pose…enfim, qualquer detalhe específico da raça fara com que a composição daquele momento seja único e valorize ainda mais o animal. Lembre-se: quanto maior sua expressividade – seja ela no momento animal ou em algum momento que remeta aos seres humanos – a foto será muito melhor! Por isso, trabalhe o momento para que o registro fique perfeito!
Como fotografar cada espécie
Cada tipo de pet possui características específicas e temperamentos – sem falar, é claro, do seu habitat. É importante entender seu temperamento para conseguir trabalhar e direcioná-lo no ambiente e luz desejados. Os animais adestrados são bem mais fáceis (a maioria que vocês acompanham nas Redes Sociais, como Instagram, com certeza são treinados) e irão “ajudar” no momento. Mas, com os que não possuem treinamento, é necessário muita paciência e afinidade com o animal. Ele não irá ficar paradinho ou prender sua atenção à câmera. Por isso, tente oferecer petiscos ou algo que o animal goste para que o olhar do pet seja para onde o fotógrafo gostaria (no caso, conte com ajuda de alguém!).