Não que seja uma tarefa simples a criação de aves, mas, um item obrigatório e que fará total diferença na qualidade de vida do animal é o local em que ele irá residir, se alimentar e também brincar.
A residência do pássaro poderá ser uma gaiola ou um viveiro e a escolha de qual é a ideal vai depender da espécie e quantidade que pretende cuidar, do espaço dedicado à este item em sua residência e também da questão da mobilidade.
Neste artigo iremos falar um pouco sobre a diferença entre gaiola e viveiro.
Gaiola
A gaiola é um recinto de tamanho pequeno e médio, de diversos formatos, produzidos de plástico, madeira ou metal que pode ser facilmente transportado pelo ambiente (por motivos diversos como dia/noite, sol/chuva, temperatura, vento etc) ou até mesmo para uma viagem.
Em lojas do segmento, pode ser encontrada já com destinos especiais à cada tipo de pássaro e também pelo nome de adorno e avoaderias.
A gaiola de metal dura mais e é indicada para cacatuas e papagaios; já para pássaros silvestres (calopsitas e canários, por exemplo) a recomendação é gaiola produzida em madeira que deve ter uma atenção redobrada na questão de higiene pois as frestas do material podem ser locais para proliferação de sujeira e ácaros.
Outra vantagem da gaiola é a separação por casais em relação à espécies e reprodução, mas fique atento também na questão do tamanho para que elas possam voar sem riscos e que o acesso à agua e alimento seja fácil.
Viveiro
Um viveiro é um ambiente maior que uma gaiola – essa é a principal diferença entre os dois tipos – e produzidos em alvenaria, tela ou alumínio ou grade de arame. Alguns possuem rodinhas para fácil locomoção em curtas distâncias e para uma única ou um grupo de aves com bastante espaço para voos, brincadeiras e alimentação. Ou seja, é um ambiente que deixará seu pássaro mais livre.
Sua manutenção é maior pois é mais espaço para sujeira e também para colocar itens ali para que eles se divirtam – como poleiros, potes com água para se refrescarem etc. Assim, pelo espaço e pelos itens ali presentes, as aves que vivem em viveiros normalmente são mais fortes e resistentes pois possuem mais espaço para se desenvolver.
Um ponto do viveiro, assim como a gaiola, é entender qual ou quais espécies que viverão ali. Em um viveiro é possível ter uma variedade de tipos e isso implica na questão de alimentação e reprodução. Por isso, deve ser avaliado por um especialista qual e quais tipos de espécies podem viver em harmonia e de forma saudável!