Se você escolhe a ração do seu pet pelo preço, pode ser que esteja prejudicando — e muito — a qualidade de vida do seu bichinho. Na tentativa de economizar, pode ser que, na verdade, não esteja suprindo toda a necessidade nutricional do animal.
Continue lendo para compreender como a qualidade da ração afeta a vida do seu pet e descobrir onde encontrar as melhores opções para o seu bichinho.
Nutrição para pets
Qualquer que seja o seu pet, uma boa nutrição afeta diretamente em sua qualidade de vida. No caso de cães e gatos, uma má nutrição pode fazer com que os pelos caiam ou mudem de cor, ou mesmo fazer com que desenvolvam problemas ósseos ou outras doenças por defasagem nutricional.
A dieta do seu bichinho influencia na disponibilização de nutrientes para que ele cresça, desenvolva seu potencial e permaneça ativo por toda a vida. Uma boa nutrição reflete diretamente na saúde geral do animal, inclusive em sua pele e pelos, evitando a descamação da pele e a queda de pelos.
Ração conforme porte e idade
Uma das questões que mostra como a ração influencia na qualidade de vida do seu pet é que rações são formuladas conforme porte e idade dos bichinhos.
Filhotes precisam de mais calorias por quilo de peso do que adultos, e comem em refeições mais espaçadas. A nutrição correta permite que eles desenvolvam bem os ossos e ganhem peso de forma saudável.
Como os bichinhos também variam em tamanho, o porte também influencia nas necessidades nutricionais e calóricas, de modo que não existe uma única ração que seja a melhor escolha para todos os portes e idades.
Alimentação programada
Provavelmente você já viu pets muito acima do peso. Há uma grande chance de que esse excesso esteja associado a más opções de dieta aliadas à falta de controle de porções.
O ideal para que seu bichinho tenha uma vida saudável e feliz é que haja uma alimentação não apenas balanceada, mas também controlada. Você pode fazer uma alimentação programada, deixando a ração disponível por um período específico de tempo, ou alimentação em uma quantidade específica de vezes por dia.
Quando a ração está disponível livremente, há uma grande chance de que seu pet coma demais e fique acima do peso. O risco é ainda maior se o bichinho já tem certa idade.
Pets idosos têm necessidades nutricionais diferentes, em geral com menos calorias. Como eles têm menos capacidade de assimilar proteínas, a ração precisa de proteínas de alta qualidade.
Encontre as melhores opções de comedouros e cuide da nutrição do seu pet com a Chalesco
A Chalesco é a representante exclusiva de grandes marcas mundiais e investe constantemente em pesquisas e no desenvolvimento de produtos para oferecer a seus clientes uma linha variada, com alta tecnologia, qualidade, design e excelente relação custo-benefício.