Em geral, sabemos que os nossos pets são extremamente importantes. Por conviverem diariamente conosco, acabamos nos apegando ainda mais a eles. Contudo, é crucial adquirirmos uma rotina de limpeza aos nossos bichos, tanto por questões de higiene, quanto para a nossa saúde e boa convivência.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso post até o final e veja 4 dicas importantes para manter uma rotina de higiene para o seu pet.
1. Atente-se à frequência da limpeza do seu pet
Antes de tudo, sabemos que a frequência em que costumamos fazer a higienização de nossos animaizinhos de estimação deve ser considerada com base no estilo de rotina que o seu pet possui.
Assim, em geral, o mais recomendável é que os cães, especialmente aqueles que passam grande parte de seus dias em quintais, ou estão em contato constante com a terra, devam tomar banho pelo menos uma vez por semana.
Isso também deve ser considerado para cachorros que apresentam um pelo mais grosso e longo. Contudo, caso seu cão não faça tanta atividade física e passe mais tempo dentro de casa, especialmente em ambientes mais limpos, pode-se prolongar o tempo de banho para até 15 dias, se for o caso.
Se você tiver um gatinho em casa, deve saber que eles não precisam de banhos tão frequentes. Por conseguirem se limparem por conta própria no decorrer do dia, o mais indicado é que os gatinhos recebam banhos uma vez ao mês.
2. A escovação é muito importante
Prezando tanto pela limpeza de seus animais, quanto pela sua casa ou o cômodo em que o seu pet geralmente fica, é necessário obter uma rotina consistente de escovação. Isso porque esse processo faz com que os pelos mortos, poeiras e impurezas que ficam concentradas no fundo do couro possam ser retirados de maneira eficiente.
Além disso, escovar os nossos pets promove um pelo ainda mais brilhante e macio. Em geral, a escovação com cachorros (especialmente os mais peludos) deve ser feita de dois em dois dias. No caso dos gatinhos, o processo poderá ser executado uma vez por semana, no mínimo.
3. Observe o hálito do seu animal
Em geral, é bastante comum que os nossos cães apresentem certo mau hálito em alguma fase de seu desenvolvimento, ou quando passamos a alimentá-los com alimentos de cozinha. Mesmo que não seja um problema que incomode tanto os donos, deve-se ter um cuidado quanto a higiene bucal do cãozinho.
Para isso, pode ser necessário comprar uma pasta de dente e escova específica para realizar a limpeza dos dentes e a língua, de forma diária. Contudo, caso o seu cão seja extremamente agitado a ponto de você não conseguir controlá-lo durante a escovação, existem brinquedos de mordida que soltam aromas e escondem o mau cheiro advindo do hálito dos cães. Tenha sempre um em casa.
4. Atente-se ao período de cortar as unhas do seu bichano
Em geral, você já pode começar a cortar as unhas do seu bichano a partir dos seus dois meses de vida. Após isso, é possível estipular uma rotina semanal ou quinzenal para voltar a cortar as unhas novamente — no caso dos cães.
Se tratando dos gatinhos, por exemplo, não há uma idade correta para começar a ter controle sobre o crescimento de suas unhas, porém o mais correto é que isso seja feito antes que eles comecem a arranhar móveis, tecidos e objetos. Você pode realizar o corte de unhas de forma quinzenal ou mensal. Tudo dependerá do crescimento das unhas do seu felino.
Gostou das dicas? Agora que você sabe como oferecer uma rotina de higiene eficiente ao seu animal de estimação, que tal ampliar o conhecimento sobre o assunto? Continue navegando pelo nosso blog e confira outras dicas exclusivas de cuidados com o seu pet.