Você sabia que os animais podem ter um impacto positivo na saúde dos idosos? Já sabemos que eles são companheiros para todas as horas na vida de adultos e crianças, mas nos idosos eles podem ter um papel ainda mais especial.
Neste artigo que preparamos para você vamos contar quais os benefícios e como essa prática pode impactar de modo importante e significativo na vida dos mais velhos. Acompanhe.
Saúde dos idosos
Existem vários estudos que mostram uma melhora significativa na vida dos idosos quando estão em contato com animais de estimação. Muitos se sentem mais felizes e motivados com a presença dos bichinhos.
Estes mesmos estudos apontam que os idosos ficam mais calmos e conseguem desenvolver habilidades sociais perdidas. Eles também auxiliam na prevenção de doenças e baixa pressão arterial.
Dependendo do porte do animal, podem oferecer uma segurança a mais no dia a dia, especialmente os cães que são protetores e leais por natureza.
Desenvolvimento de habilidades
A interação entre animais de estimação e os idosos favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais, além de desencadear processos fisiológicos.
Por se tratar de algo leve, agradável e divertido, proporcionam grande alegria para os mais velhos, ajudam a se sentirem melhores e prontos para lidar de forma saudável com a vida cotidiana.
É de suma importância escolher um pet que tenha características que agradem seu tutor. Muitas vezes os idosos não se sentem motivados a manter atividades diárias que são importantes.
E na presença de um animal de estimação ele se sente motivado e seguro para desenvolver habilidades, especialmente no ramo das atividades físicas, importantes para a manutenção da saúde, garantindo a longevidade.
Como escolher o animal certo?
A coisa mais importante antes de escolher o seu pet, é preciso levar em consideração as necessidades e as condições do idoso. De qualquer modo, eles serão ótimos companheiros.
Então saiba quais são as preferências do idoso e qual tipo de pet ele se identifica mais. Se você considerar o que dissemos, ficará fácil escolher o pet perfeito.
Gatos
Os gatos são animais que possuem a própria independência, mas nem por isso não gostam de carinho. Neste caso, se tornam animais de estimação perfeitos para os idosos, já que não precisam de grandes manutenções como os cães.
Além disso, são bichinhos que gostam do próprio espaço e são silenciosos. Gostam muito de seus donos e de receber carinho.
Cachorros
Os cachorros podem ser grandes companheiros dos idosos, especialmente as raças mais calmas, e que, de preferência, seja um cão adulto.
Os filhotes tendem a ter muita energia e, nem sempre, os idosos conseguem acompanhar o ritmo do animal. Então, a sugestão é que se for escolher um cão, leve em consideração estes principais pontos.
Aves
As aves também podem ser pet adoráveis para os velhinhos. São simples de cuidar e alegram o dia com seu canto e companhia. Pode ser uma boa opção se o idoso for alérgico a pelos.
E você, já sabia dos impactos positivos na vida dos mais velhos? Compartilhe este conteúdo com seus amigos.