Os tutores de bichinhos de estimação estão sempre em busca do que há de melhor para os seus pets, e oferecer os itens necessários para o bem-estar destes pequenos está entre as prioridades da lista de cuidados. E quando o animalzinho integrante da família é um felino, há uma série de diferenças importantes em relação a outros pets que devem ser levadas em consideração na hora de escolher as ferramentas para o seu desenvolvimento; estando os arranhadores para gatos no topo do ranking dos melhores acessórios para a espécie.
Embora o tempo e a evolução do contato entre felinos e humanos tenha tornado os gatos domesticáveis e os incluído na lista de espécies preferidas para ter como parte da família, eles ainda carregam uma série de instintos naturais que os fazem ser tão únicos e cheios de personalidade. Por isso, é fácil perceber a independência e, principalmente, o instinto caçador destes bichinhos no dia a dia – e é aí que a utilidade dos arranhadores para gatos se revela por completo.
Assim como outros brinquedinhos e acessórios adorados pelos bichanos (como as varinhas com guizos, as tocas, as prateleiras e, em muitos casos, até uma simples caixa de papelão), os arranhadores têm um papel importante no desenvolvimento e, principalmente, no bem-estar dos gatinhos. Pois, embora a vida possa ser muito boa quando se recebe todo tipo de carinho e alimento sem esforço algum, a natureza destes pequenos não é essa; e a caça e o ato de arranhar ainda são necessidades reais em suas vidas (mesmo que a o foco da busca seja um simples novelo de lã).
Disponível no mercado em diferentes modelos, tamanhos e formatos, o arranhador para gatos pode ser escolhido de acordo com a preferência individual de cada bichano – e não é exagero ter mais de um acessório deste tipo em casa, principalmente se você for tutor de mais de um pet felino. Com isso em mente, preparamos uma lista com os alguns dos principais benefícios que os arranhadores para gatos podem trazer para tutores e pets felinos, e que vai te convencer a escolher o seu o quanto antes para garantir todas as muitas vantagens.
Arranhadores para gatos ajudam o bem-estar
A possibilidade de liberar os seus instintos naturais é essencial para o bem-estar dos gatos, e um arranhador ao alcance pode garantir parte deste alívio. Além da caça, o felino também sente a necessidade de demarcar território, e isso pode ser feito por meio do ato de arranhar.
Enquanto, na natureza, isso pode ser feito em árvores, no solo e nas muitas superfícies abrasivas disponíveis, dentro de casa este acessório serve como uma ferramenta útil; possibilitando que, durante as arranhadas, o gatinho deixe impregnado no local o odor natural das glândulas de suas patinhas e, assim, demarque o território como seu.
Outro benefício das arranhadas constantes é o de relaxar o animal por meio do alongamento de seu corpo; já que, durante a atividade, diferentes tendões e músculos da estrutura felina são alongados, provocando a sensação de alívio e bem-estar.
O comportamento felino também é beneficiado
Tendo em mente que seguir naturalmente os seus instintos é algo importante para os gatinhos, fica claro que, com essa possibilidade, o comportamento dos felinos também é beneficiado. Conforme já é sabido, mesmo sendo domesticados nos dias de hoje, os bichanos ainda precisam desempenhar ações instintivas para viver bem e, quando essa necessidade não é atendida, o seu comportamento pode ser bastante prejudicado.
A agressividade, o desequilíbrio e a imprevisibilidade nas ações do gato podem aumentar consideravelmente, fazendo com que a convivência entre pets e tutores não seja nada pacífica ou agradável. No entanto, com o uso do arranhador no dia a dia, parte dos instintos mais naturais do felino pode ser atendida, contribuindo para um bichano mais tranquilo, brincalhão e, principalmente, sadio.
O arranhador ajuda a afiar e lixar as unhas do bichano
Assim como as nossas, as unhas dos gatinhos também crescem de forma contínua, e quando o animal não tem a possibilidade de arranhar diferentes superfícies como faria na natureza, o crescimento da unha pode se tornar um problema. Quando comprida demais, além de causar incômodo no pet, ela pode facilitar machucados nos tutores e até no próprio pet – exigindo que o corte seja feito com determinada frequência.
Embora as unhas dos felinos possam ser aparadas, o ideal é que isso seja feito por profissionais; pois, além de ser um processo delicado em função do comportamento do pet nesse tipo de situação, o corte das unhas de gatos não é tão simples como o dos humanos (já que a sua estrutura é composta por camadas, como uma cebola). Vale ressaltar que o risco de machucar o bichinho durante o processo, quando se decide o fazer por conta própria, é grande.
Seu gatinho vai deixar o sofá em paz
Além da necessidade causada pela natureza da espécie, o ato de arranhar também é usado pelos bichanos como uma forma de chamar a atenção dos seus donos – principalmente nos casos em que ele passa muito tempo sozinho em casa e não tem formas de se distrair.
O resultado desta combinação a gente já sabe: sofás, cadeiras e todo tipo de móvel e superfície da casa cheia de arranhões! Mas com a ajuda dos arranhadores para gatos, o pet alivia a sua vontade e tenta chamar a sua atenção no acessório, deixando em paz os móveis e as cortinas da casa.
O arranhador combina o bem-estar com a diversão
Por serem bastante populares no mercado e já terem muitos fãs entre os tutores que conhecem seus benefícios (e sabem o quanto os pets adoram o acessório), os arranhadores podem ser encontrados no mercado e na Chalesco em diferentes tamanhos, modelos, cores e até com diferentes funções nos dias de hoje.
Combinado com prateleiras, tocas, guizos e diferentes níveis de inclinação, o arranhador existe em opções para agradar todos os tipos de felinos (e aos bolsos dos tutores, também!), servindo como um brinquedo especial que vai muito além de um simples acessório.
Em resumo: além de garantir a diversão do pet no dia a dia, os arranhadores também servem como brinquedo (ajudando a entreter o felino nos momentos em que fica sozinho em casa); como ferramenta de saúde (tornando-o mais ativo em função das brincadeiras e garantindo o seu bem-estar, tanto por meio do atendimento aos seus instintos mais básicos como pela função de lixamento das unhas do bichano de maneira natural); e como um controlador comportamental (já que, com o bem-estar em dia, seu temperamento tende a ser muito mais dócil e tranquilo).