Preocupados com os seus filhos em todos os momentos, muitos pais fazem de tudo para manter os pequenos longe dos cães e outros animais de estimação – havendo, ainda, quem procure outras famílias para adotar seus pets quando recebem a notícia de uma gravidez. No entanto, o que estas pessoas não sabem é que escolher cachorros para crianças e apostar neste convívio diário é uma ótima maneira de garantir muito carinho e, por incrível que pareça, ainda mais proteção no mundo infantil.
É claro que alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher cachorros para crianças, e pesquisar sobre as raças que melhor convivem com os pequenos é o primeiro passo para uma decisão acertada. Com isso em mente, vale citar que vira-latas já adultos (com idade suficiente para já ter a personalidade totalmente formada) podem ser boas pedidas para quem busca um pet amoroso e tranquilo para conviver com a sua própria cria.
Outro ponto extremamente positivo no convívio entre as crianças e os cães – e que muitos não sabem – é que este contato diário é capaz de reforçar consideravelmente o sistema imunológico dos pequenos. Com isso, o corpo da criança ganha uma capacidade maior de defesa, fazendo com que a possibilidade de desenvolverem alergias e problemas respiratórios no futuro seja bastante reduzida.
Ou seja: só há vantagens quando se escolhe o pet certo para o seu pequeno! E, para te ajudar nesta decisão importante, selecionamos algumas das raças de cães que convivem melhor com o mundo infantil.
As melhores raças de cachorros para crianças
Embora as raças descritas a seguir sejam bastante amorosas e tranquilas com os pequenos, vale lembrar que o contato entre cães e crianças sempre deve ser supervisionado pelos adultos!
Labrador
Qualquer pessoa que já interagiu com um labrador sabe o quão brincalhão e dócil ele é, e esse comportamento carinhoso se repete no seu contato com as crianças. Apesar do grande porte, este cão tem bastante equilíbrio e é puro amor com os pequenos, sendo um companheiro fiel e sem sinal algum de agressividade.
Golden Retriever
Parecidos aos cães da raça labrador no físico (com exceção da pelagem) e no comportamento, os golden retrievers também contam com características que os tornam ideais para a vida em famílias com crianças pequenas. Leal, obediente e muito fã de brincadeiras na água, ele vai amar acompanhar seu pequeno nos banhos de piscina.
Beagle
Dono de um comportamento quase hiperativo, o beagle é agitado e brincalhão suficiente para acompanhar as crianças em todo tipo de aventura. Extremamente protetor e apegado à sua família, ele não gosta de ficar sozinho e pode se tornar um companheiro inseparável para os pequenos – principalmente os que, como ele, são mais agitados.
Collie
Obediente, fácil de educar e muito carinhosa, a raça da famosa cachorra Lessie é outra boa opção para o convívio com crianças. Carinhosa e dona de um grande instinto de proteção, a raça é companheira e dona de um comportamento bastante tranquilo e previsível.
Buldogue Inglês
Conhecido pelo aspecto bonachão, o buldogue inglês é calmo, carinhoso e dono de uma estrutura bastante resistente – que se revela tanto na proteção em relação aos que ama como nas brincadeiras com os pequenos, não se abalando com os puxões e agarrões mais impulsivos.