Já é sabido que os bichanos são animais extremamente higiênicos por natureza e, em função disso, tomar alguns cuidados específicos com a caixa de areia para gatos é muito importante. Fazer com que esses bichinhos de estimação aprendam que aquela caixa é o lugar certo para fazer suas necessidades não é uma tarefa complicada (especialmente se isso for feito desde a sua fase de filhote), e em pouco tempo é possível acostumá-lo com o acessório como o único local para se aliviar.
Para isso, é importante que a caixa de areia para gatos seja colocada em um local de fácil acesso da casa e que, no início do processo, ele seja levado até ela com certa frequência e em momentos estratégicos – como nos períodos após as refeições. Também é preciso ficar de olho no comportamento do bichano durante esta fase, para que ele possa ser encaminhado até a caixinha todas as vezes em que for fazer xixi ou cocô no lugar errado.
Mas, além da adaptação do bichinho à caixinha de areia, há uma série de detalhes a se levar em consideração para que ele se sinta confortável em relação ao seu banheirinho. A seguir, enumeramos algumas delas para que os tutores possam escolher e posicionar o banheirinho do pet em casa da melhor maneira.
Qual o tamanho certo da caixa de areia para gatos?
A caixa deve ser grande suficiente para comportar o gato e lhe dar espaço de folga. Se o bichano ainda for um filhote, vale a pena já comprar uma caixinha que seja adequada para o seu tamanho quando crescido – pois isso costuma acontecer com uma rapidez impressionante.
De quantas caixas de areia um gato precisa?
O número de caixas de areia na casa deve ser sempre igual ou maior que o número de gatos que vivem no lar. Em espaços com mais de um bichano isso é importante para que cada um deles possa demarcar território e para que a caixa não precise ser limpa com tanta frequência; no entanto, mesmo quem tem apenas um gato pode se beneficiar em ter mais de um banheirinho em casa, oferecendo mais opções e higiene ao bichano.
Onde o banheirinho do gato deve ficar?
Além de dever ficar em locais de fácil acesso, as caixinhas de areia para gatos jamais devem ser colocadas junto com a água e a comida do felino. Como já foi explicado, estamos falando de um pet com um senso de limpeza muito forte, e as suas refeições não devem estar próximas das suas necessidades.
Qual o melhor tipo de areia para o banheirinho do gato?
Há muitos tipos de areias no mercado de hoje, incluindo os tipos granulado, de madeira ou em pedrinhas. Porém, a sílica para gatos é considerada a de maior custo x benefício.
Produzida em forma de cristais de gel, a sílica para gatos da Chalesco tem um grande poder absorvente e a capacidade de diminuir odores; podendo durar na caixa de areia para gatos por um período de até um mês. Além disso, a sílica muda de cor conforme o uso e mostra ao tutor a hora certa de trocar, evitando problemas com o pet pela falta de limpeza.
Qual a quantidade certa de areia para a caixa?
A caixa de areia não é o lugar certo para economizar e, mais uma vez, a razão disso é o gosto por limpeza que os gatos têm. Toda vez em que usam o banheiro eles cobrem as suas necessidades com a areia, e não ter quantidade suficiente para fazer isso vai exigir que a higienização do local seja feita, praticamente, a cada uso.