Todo mundo sabe que os gatos são higiênicos e se limpam sozinhos com todo o cuidado. Mas isso não é o suficiente e devemos estar atentos em diversos pontos de sua saúde e um deles é sobre um visitante nada bem-vindo. O carrapato em gatos é raro e pode ser removido nas lambidas que eles mesmos realizam. Porém, se o animal está desanimado ou abatido – seja por alguma doença, manha ou algum mau trato – ele pode sim estar mais propenso a contaminação.
Tal contaminação ocorre na maioria das vezes pelo contato com outros felinos. Normalmente gatos que passeiam pela vizinhança tendem a estar propensos a acidentes, brigas e a doenças. Se você é um tutor que quer evitar isso, não tem problema pois os gatos são animais que vivem muito bem dentro de casa se tiverem os estímulos corretos, além de exercícios e todos os cuidados relacionados a higiene. Mas, mesmo assim vale ficar atendo a alguns sinais sobre o que pode ser um carrapato ali:
– Coceira
– Queda de pelos
– Apatia
– Vermelhidão
Como identificar um carrapato
Os carrapatos parecem um caroço escuro e saliente e podem ser identificados em um momento em que o dono está fazendo um carinho, um cafuné ou alguma brincadeira. Se ver algum sinal parecido, vale inspecionar bastante pois se tiver mais de um a quantidade de sangue sugado pode levar o gato à anemia. Fora que a picada transmite diversos tipos de doenças graves… Por isso, sempre leve seu bichano a um veterinário para constantes consultas.
Não é uma tarefa simples fazer alguma coisa que os gatos se sintam obrigados a fazer, ainda mais à força. O mais recomendado para remover o parasita é leva-lo a um especialista pois remoção não é tão simples quanto parece pois se não for feita de forma correta restos do carrapato ficarão na pela do animal e irão prolongar coceiras, irritação e feridas e um remédio para carrapatos em gatos também deverá ser aplicado.
Fique sempre atento às reações e ações de seu gato. Elas dizem muito sobre o estado de saúde físico e mental dele. Se suspeitar de algo, já sabe o que fazer!