Os cães latem! É um ato normal e nada mais é do que uma maneira de expressar suas necessidades. O que acontece na maioria dos casos é a perda de controle e o latido passar a incomodar, não somente as pessoas que residem ali, mas também os vizinhos. Sem contar que em muitos casos o animal fica doente por causa de stress que o excesso de latidos causa à ele. Apesar de ser um assunto polêmico, uma das alternativas corretivas para esse problema são as Coleiras Anti-Latido e costumam ser indicadas para aqueles pets que ficam bastante tempo sozinhos. A mais usada no Brasil é a que possui um dispositivo de Ultra-Som.
O latido excessivo do cachorro pode estar relacionado a vários motivos, como tédio, solidão, nervosismo, barulhos externos… A análise das reais razões e os possíveis tratamentos devem ser levados bem a sério para que nem o dono, nem o animal e muito menos a vizinhança sofra com esse tipo de comportamento. Por isso, uma consulta com o veterinário sempre é recomendada para casos como esses, além de pensar na saúde do seu melhor amigo!
Em média são 10 dias de treinamento com a coleira para que o animal associe o latido ao impulso eletrônico ou ao choque. Mas isso não quer dizer que ela deva ser usada como uma coleira normal de uso diário, mas sim, estar ligado a ocasiões em que o seu pet não deverá ficar latindo.
Por isso, a cada 10 dias, tire a coleira do animal e veja se o comportamento do animal mudou. Se sim, seu uso poderá ser reduzido ou suspenso.
Conheça abaixo os tipos disponíveis no mercado brasileiro:
Coleira anti-latido por Ultra Som (ou de recurso sonoro)
Um aparelho acoplado na coleira e movido à bateria emite um som ao sentir as vibrações das cordas vocais quando o cão late. É um barulho incômodo e faz com que o cachorro não lata para evitar ouví-lo. Esse ruído é inofensivo à audição do animal e muito baixo para o ser humano. Não fará mal nenhum ao animal!
Esse é o modelo de coleira anti-latido disponibilizado pela Chalesco!
Coleira Anti Latido com impulso eletrônico (choque)
Popular na Europa e nos EUA, o dispositivo emite uma descarga de aproximadamente 6v para evitar o latido do animal. É uma maneira questionável, mas de forma alguma afeta a saúde do animal pelos certificados dos fabricantes.
Por isso, consulte seu veterinário para maiores informações e se realmente seu animal terá a real necessidade do uso deste dispositivo. Caso sim, use a nossa Coleira Anti Latido Chalesco que não oferece nenhum tipo agressão ao animal!