Ter animais de estimação pode ser a maior alegria para os donos, mas às vezes pode ser um pesadelo também. Principalmente se os cães e gatos vivem em “pé de guerra”, não é mesmo?
Então, ao longo deste artigo, vamos te mostrar soluções práticas para que você evite essa situação tão comum para quem possui os dois tipos vivendo no mesmo espaço.
Desde já, peço que se você gostar do nosso conteúdo, possa compartilhar e assim ajudar mais pessoas também.
São animais diferentes com necessidades diferentes
O primeiro tópico da nossa lista parece bastante óbvio, mas o que muitos donos esquecem é justamente que por serem diferentes, cada um precisa do seu espaço. É muito importante que eles se deem bem, mas na hora das refeições, do descanso, é fundamental estarem em seu devido lugar.
Estamos dizendo isso, porque tanto cães quanto gatos são animais territorialistas e por isso cada um vai buscar seu canto.
Quanto antes conviver, melhor
As chances de dar certo a convivência entre cães e gatos podem ser aumentadas se eles forem criados juntos. Isto é, desde filhotes. Eles tendem a ser mais “amigáveis” uns com os outros se crescerem juntos.
Pense nisso sempre que for adotar mais um peludo para a sua casa, especialmente se você tiver um cão de guarda.
Esteja atento a todo momento
Por mais que a convivência seja pacífica ou você esteja tentando fazê-los conviver, estar atento é muito importante, pois quando surgir uma briga entre eles você deverá separar.
Não é um processo fácil, mas aos poucos você conseguirá colocar um pouco de ordem, então tenha paciência com eles, ok?!
Outra dica que você pode aproveitar é tentar fazer brincadeiras inclusivas para cães e gatos. Ao fazer isso, você estimula a convivência entre eles e poderá perceber se eles estão confortáveis.
Peça ajuda de um adestrador
Caso você não consiga colocar as dicas simples em prática, talvez seja a hora de buscar a ajuda de um adestrador. Eles são profissionais qualificados para treinar o seu animal, em especial os cães, para que o convívio seja mais saudável e que ele entenda determinados comandos.
O adestramento também serve para os gatinhos. Não se esqueça que antes de iniciar esse tipo de atividade, o veterinário esteja acompanhando tudo. Os cães e os gatos possuem comportamentos diferentes e também tem seus medos e inseguranças.
Os instintos precisam ser dominados. Por isso, se você não conseguir, através destas dicas práticas, colocar a paz entre os bichinhos, procure ajuda profissional.
Pense muito bem antes de adotar
O último tópico da nossa lista não poderia ser diferente. Com tudo o que expomos aqui é fundamental que você pense muito bem antes de adotar mais um pet para o seu lar.
Pense nos espaços e no tipo de animal que você já tem, bem como a idade dele.
Conclusão
Então, agora que você já tem nossas dicas, que tal colocar em prática? São os pequenos detalhes que fazem a diferença no convívio com os animais.
Se gostou do nosso conteúdo, conte para nós.