Os pets têm ganhado cada vez mais espaços, não é mesmo? Ainda mais agora com a vida tão corrida, os pássaros têm sido um grande destaque por demandar menos que os cães e os gatos.
Criar pássaros era um hábito muito comum em cidades do interior, mas que agora tem se espalhado e caído no gosto popular.
Então se você tem um pássaro na família, deseja saber o que fazer para melhor cuidar dele, acompanhe esse artigo. Vamos te mostrar o que você precisa considerar na hora de investir em uma gaiola para ele.
Afinal, uma boa gaiola permite maior qualidade de vida para o seu bichinho.
Proporção
Neste primeiro tópico, você precisará levar em consideração o tamanho do seu pássaro. Isso porque há vários tipos e tamanhos de gaiolas desenvolvidas para várias espécies de aves.
Por se tratar de um animal com asas, ele precisa de espaço para conseguir se movimentar livremente. Então seja bem generoso com o tamanho da gaiola. Leve em consideração não apenas o tamanho do seu pet, mas as proporções da gaiola em que ele ficará.
Local adequado
Além do que falamos anteriormente sobre o tamanho da gaiola, os espaços físicos onde ela ficará instalada são de extrema importância. Elas precisam ficar à salvo de predadores, não ficar exposta a corrente de ar direta, nem em locais sufocantes ou sem luz.
Certifique-se de que a gaiola estará em um local perfeito para o seu pássaro. É fundamental o bem-estar do seu bichinho.
Material e composição
Pode parecer besteira, mas essa é uma dica valiosa: o seu pássaro precisa de uma gaiola segura e isso envolve a composição do material que ela é feita.
Algumas espécies de aves gostam muito de explorar os ambientes bicando e roendo as coisas ao redor. Muita atenção! Se a gaiola contiver algum componente tóxico pode fazer muito mal ao seu pet.
Procure em casa de produtos especializados para pássaros uma gaiola de material atóxico, para que você evite surpresas desagradáveis com o bichinho.
Hábitos das Aves
Atenção aos hábitos dos pássaros, sobretudo se você possui espécies diferentes convivendo em um mesmo espaço.
Eles voam de formas diferentes e possuem hábitos particulares. Cada tipo de gaiola servirá para um tipo de pássaro diferente. Aqueles que gostam de roer não podem, por exemplo, ficar em gaiolas ou espaços de madeira.
Outra questão é o tamanho das frestas dessa gaiola, algumas aves podem ficar presas e se machucar, caso as frestas sejam pequenas demais. Em contrapartida, eles podem acabar escapando se elas forem grandes demais.
A medida correta é a proporção. A gaiola ideal é aquela que melhor se ajusta ao seu pet de asas.
Conclusão
Então, agora você já sabe os detalhes que precisa considerar na hora de comprar a gaiola para o seu pássaro, como o tamanho, as proporções, o material, a composição e se tem um local adequado e seguro que ela possa ser instalada.
Então se você gostou do conteúdo conte para nós e compartilhe sua experiência.