Um benefício dessa união está realizado a saúde. Existem várias pesquisas sobre essa relação que comprovam o fortalecimento do sistema imunológico da criança pois o animal é o mundo exterior. Isso significa uma redução na incidência de alergias, bronquite, asma e dermatite crônica. Podemos incluir aqui também a questão dos hábitos saudáveis relacionados à exercícios pois eles passarão muito tempo brincando, além dos passeios variados que ela deverá realizar com o cachorro. E, vamos confessar: ver eles passeando juntos temos a certeza de que crianças e cachorros são a combinação perfeita!
E se essa relação vem desde cedo ajuda também na questão da afetividade pois os cachorros são muito carinhosos e amorosos, além da questão do companheirismo, compaixão, lealdade e solidariedade. Uma criança com cachorro tende a ter uma autoestima muito boa, sem egoísmo eu com ansiedade e stress reduzidos. Além da companhia, é criada uma conexão tão fiel que as características como coragem e proteção se tornam muito fortes para o humano. Integrações, convívio social, convívio familiar e comunicação são outros aspectos favoráveis a se levar em consideração nesta relação.
Até aqui tudo estava na relação entre crianças e cachorros mais saibam que os adultos possuem uma grande responsabilidade também. Falando nisso, o cachorro tem como responsáveis diretos os adultos pois os cuidados básicos como alimentação e higiene deverão ficar a cargo dos mais velhos, além da supervisão é claro de toda essa interação. Afinal, as crianças podem não entender como manusear ou tratar o animal e o mesmo pode ter alguma ação que prejudique a criança – não necessariamente uma mordida, mas algum latido que a assuste. Se a criança estressa muito o animal, este pode ter algum problema comportamental e descontar nas coisas da casa ou em atitudes que demonstrem seu descontentamento. Por isso é importante fazer com que a criança aprenda a respeitar os seres vivos, seus limites e tratar os bichos com todo o respeito e carinho que eles merecem.
Por fim, vale a consulta para quais raças são as mais recomendáveis para crianças e o estilo de vida da sua casa para que seu pet (amigo/filho/irmão/irmã) viva muito bem com a criança que vive ali!