Quando se pensa em aves como animais de estimação, a calopsita aparece como uma das preferidas. São extrovertidas, interagem bastante e gostam muito da companhia de seus donos. Alegre e divertida, imita sons e palavras facilmente além de uma característica única: são dóceis! Mas, você sabe quais são os principais cuidados para Calopsita? Neste artigo vamos falar sobre alguns.
Ambiente
Quando falamos sobre o ambienta em que a calopsita vive estamos tratando sobre rotina, cuidados de higiene e sua gaiola. Esse conjunto são fundamentais para que a ave o básico para viver bem.
- Rotina: a calopsita é um animal que funciona em sistema de rotina. O padrão de seu dia é determinante para mantê-la ativa e saudável. Tudo que estiver ao redor deve ser calmo, sem oscilações de luz e tranquilo, que ela se alimente nos mesmos horários e, principalmente, tenha um sono invejável de até 12 horas.
- Higiene: um dos cuidados com a sua calopsita que mais importam. Apesar de ficarem o maior tempo do dia fora dela, a limpeza da gaiola é de extrema importância para que a calopsita seja saudável pois um acúmulo de bactérias dentro de seu espaço, no comedouro e/ou no bebedouro pode fazer com que a ave adoeça.
- Gaiola ou viveiro: falando em higiene, a gaiola ou o viveiro é o seu “cantinho”. Ali, é o local onde a ave irá realizar sua alimentação e seu descanso. Assim, ela não pode ser pequena para que consiga ter suas asas abertas e ainda assim se movimente um pouco. Por isso, o tamanho considerado é que ela seja o dobro de tamanho da ave com suas asas abertas, as grades devem ser pouco espaçadas e isso inclui a parte do chão para que suas patas não fiquem presas. O bebedouro e o comedouro devem estar em um local confortável e de fácil acesso.
Alimentação
Direto e reto: a orientação é que seja utilizada a ração específica para calopsitas. Ela ajuda na saúde diária do animal e possui todos os nutrientes necessários que uma mistura de sementes deixa a desejar. As frutas, verduras e legumes também podem fazer parte da alimentação diária como complemento, assim como petiscos que agora são encontrados nas lojas do segmento. Não ofereça a calopsita nada que possua carboidratos em excesso e nem temperados. Doces, nem pensar!
Lembre-se de manter os horários das refeições padronizados e também utilize os alimentos “extras” como uma diversão para que o instinto animal da ave não seja perdido e a busca por isso seja algo divertido também. Use a criatividade e incentive a calopsita a encontrar o alimento ou conquistá-lo virando objetos, abrindo algo fácil etc. Elas são muito inteligentes e vão adorar serem instigadas!
Socialização
As calopsitas caíram nas graças das pessoas por serem muito sociáveis. Isso está no temperamento delas que deve ser educado e orientada desde pequena. É literalmente como criar um outro animal que você queira que esteja em um convívio social, sem oferecer riscos aos outros seres e que também seja agradável ter esse bichinho por perto. Se isso for bem feito, saiba que a calopsita será praticamente uma sombra enquanto estiver em casa!
Elas são sensíveis e podem desenvolver agressividade e estresse caso os seus cuidados sejam feitos de forma errada. Passe carinho, segurança, amor e também fale com ela para que seja desenvolvida o hábito de comunicação – em alguns momentos por sua crista, em outros por fala! Sim, elas podem aprender a falar como os papagaios e isso é muito legal; cante, pois, elas adoram músicas, assim como outros sons e ruídos. É divertido e saudável para elas!
O entretenimento para as calopsitas é recíproco e fará bem para todos que convivem com ela.
Cuidados com calopsita e qualquer outro bichinho de estimação são fundamentais para que eles sejam felizes e saudáveis. Afinal, eles merecem!