Os cães da raça Golden Retriever são conhecidos por sua beleza dourada e peluda e também pelas características de que comportamento por serem doces, gentis, calmos e extremamente companheiros. Eles adoram brincar de qualquer coisa e são indicados para qualquer perfil e idade! O que pouca gente sabe é que ele é um dos cachorros mais inteligentes do mundo. Por isso, ensinar boas maneiras, truques e brincadeiras são facilmente aprendidas por eles e assim a convivência fica cada vez melhor. Abaixo vamos citar algumas dicas de adestramento para Golden Retriever.
O Começo
Para ensinar qualquer coisa a um Golden Retriever, é necessário fazer com que ele preste bastante atenção em você. Por isso, é importante desenvolver algo (pode ser palavra, um ruído, um barulho, um som, utilizar um clicker ou apito – estes indicados mais para ensinamentos complexos – etc) para que ele relacione isso ao foco. Assim que conseguir isto, dê sempre uma recompensa acompanhado de um elogio.
Realize este processo algumas vezes utilizando o mesmo comando, se distanciando cada vez mais do animal sem se esquecer de parabenizar o cão. Assim, ele entenderá que se fizer o que você pede, será recompensado!
Comportamentos Indesejados
Se para as coisas positivas o Golden Retriever recebe um prêmio, para as negativas você deve evitar qualquer coisa que ele goste de fazer. Por exemplo, se ele estiver muito eufórico para passear e começa a pular e ficar agitado de forma incontrolável, ao colocar a coleira ele entende que aquilo é necessário para que consiga o que quer. Errado! É neste momento em que se deve acalmá-lo ou até mesmo ignorar tal comportamento para que ele faça o procedimento correto.
Se ele fizer algo errado, como destruir um objeto ou fazer as necessidades fora do local, você pode brigar e negativar tal comportamento, mas, caso não consiga brigar com o Golden Retriever, o ignore por um bom tempo. Por serem muito sensíveis, eles entenderão o recado.
Frequência
Uma das dicas de adestramento para Golden Retriever é a frequência destas atividades que devem ser curtas para serem eficientes. Caso o animal não esteja em um bom dia ou com muita preguiça – e isso vale para o tutor também – é recomendável não realizar tal prática para evitar qualquer negativa de ambas as partes e uma quebra significativa no processo. Tudo tem que ser positivo e que isso seja feito como parte da rotina de ambos os lados para que o resultado seja positivo e o mais rápido possível.
Inteligência do Golden Retriever
Atualmente a raça Golden Retriever é considerada a 4ª mais inteligente do mundo. Assim, seu trabalho no adestramento fica muito mais fácil pela capacidade do animal em aprender coisas e, principalmente, pelo seu temperamento em querer fazer o tutor feliz. Essa química é fundamental para que a relação seja saudável, divertida e sem stress. Hábitos de higiene, alimentares, brincadeiras e até de ajuda podem ser facilmente compreendidas e aprendias por eles. Se dedicar um tempinho à essas atividades educacionais, além das excelentes brincadeiras e os prazerosos passeios, seu Golden Retriever será uma das companhias mais agradáveis e leais eternamente.