Sabemos que, se tratando de nossos pets, os cuidados para que possam ter uma vida ainda mais saudável e segura é primordial. Entre esses cuidados estão os processos relacionados ao corte de unha de nossos pets. Contudo, devemos nos lembrar de algumas dicas importantes, especialmente daquilo que devemos e não devemos fazer nessas horas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja 4 dicas importantes na hora de cortar as unhas do seu amigo de quatro patas.
1. Atente-se à frequência que você deve aparar as unhas do seu animalzinho
Da mesma forma em que os banhos a serem feitos no seu pet podem variar de acordo com o estilo de vida do animal, os cuidados com as unhas também variam de pet para pet. Isso sem contar que fazer esse procedimento de forma manual não é a única maneira, e muitas vezes, não é a mais recomendável.
Em geral, o fato dos cães e gatos andarem com frequência durante o dia, isso já ajuda a manter as unhas dos cães e gatos curtas, contanto que a caminhada seja em uma superfície áspera. Nesse ponto, podemos lembrar que diversos cães e gatos moram em apartamentos, e por geralmente se tratar de um chão mais liso, é preciso ter ainda mais cuidados com as patinhas.
Se tratando das unhas de um cachorro, por exemplo, o mais indicado é que sejam cortadas de 15 em 15 dias. Evitar que as unhas cresçam é primordial, pois caso contrário pode afetar a saúde do bichano.
2. Utilize um cortador de unha específico para o seu cachorro
Como existem diversos formatos de unhas, e que também variam de espécie para espécie, o ideal é buscar o cortador de unha ideal para o seu cãozinho ou gato. Caso tenha dúvidas sobre o modelo ideal, converse com o veterinário de sua confiança e busque o melhor para o seu amigo de quatro patas.
3. Observe a forma e o ângulo ideal para cortar a unha do seu pet
Na hora que for cortar as unhas do seu cão, se possível, busque imobilizá-lo ao máximo, pois caso contrário, a possibilidade de machucá-lo durante o processo pode ser ainda maior. Por esse motivo, comece aos poucos.
Caso esteja inseguro, busque cortar um pouco menos, a fim de não acabar atingindo o vaso do leito ungueal — leito da unha — ou até mesmo algum outro tipo de terminação nervosa. Além disso, lembre-se sempre de seguir o formato da unha enquanto estiver realizando o corte. Se for a de um cachorro, por exemplo, o ideal é que a posição esteja em um ângulo de 45º.
4. Agrade seu cão com um petisco
A dica básica é: depois que finalizar o corte de unha do seu cão ou gato, finalize o ato com um petisco. Assim, o seu animalzinho conseguirá associar o corte a uma sensação ainda mais agradável, e no decorrer do tempo, não oferecerá mal comportamento na hora de cortar as unhas.
Gostou das dicas? Agora que você já conhece as principais dicas na hora de cortar as unhas do amigo de quatro patas, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça outras dicas exclusivas de cuidados para seu cão ou gato.