Quem tem um felino como parte da família já está cansado de saber que, na grande maioria dos casos, fazer com que ele beba a quantidade de água necessária para que a sua saúde fique em dia é uma verdadeira luta. Mas as fontes para gatos chegaram ao mercado pet há algum tempo para ajudar a solucionar este problema; apresentando-se como uma alternativa prática e útil para contribuir para o bem-estar dos bichanos.
Embora haja quem não conheça bem a importância e as vantagens das fontes para gatos, vale citar que a falta de hidratação dos felinos é um fator de grande poder influenciador no desenvolvimento da insuficiência renal; um problema extremamente comum na saúde dos gatinhos de idade mais avançada e que pode ser prevenido com a ingestão constante de água.
Como funcionam as fontes para gatos
Enquanto alguns alimentos úmidos podem passar a impressão de ajudarem na hidratação dos gatos; a maioria deles provoca o efeito contrário nos pets, já que suas composições destacam volumes altíssimos de sódio. Com isso, a água pura e simples é a opção mais eficiente para garantir a hidratação necessária.
Mas um simples bebedouro com água não é o suficiente para atrair a atenção dos gatos, pois os felinos não gostam de beber água que já está parada há algum tempo. Prova disso é que eles estão sempre tentando matar a sede quando as torneiras da casa estão abertas, atraídos pela água corrente.
E é justamente com essa função que as fontes para gatos foram desenvolvidas: servir como uma mina de água corrente para que o gato se sinta influenciado a se hidratar mais vezes no dia a dia.
Os modelos, tamanhos e tipos de fontes disponíveis são incontáveis, e a Chalesco conta com diferentes opções para atender todos os tipos de tutores, felinos e bolsos. Embora o preço destes acessórios não seja baixo como o de outros produtos do mercado pet, a relação entre custo e benefício é bastante válida – já que sua eficiência e a garantia da saúde do bichano não têm preço!
Os diferentes tipos geralmente variam entre formatos que podem ser descritos como bebedouro; queda d’água simples; e fonte (que permite esguichos mais altos e são as mais populares hoje em dia).
Mas também é possível encontrar modelos que reúnem o comedor integrado – embora há especialistas que defendam que a melhor opção é mesmo a de dar preferência a comedores separados da fonte de água para gatos, permitindo uma maior eficiência do produto para a hidratação do pet.
Por que a hidratação dos gatos é tão importante
Por ser uma doença progressiva, a insuficiência renal deverá ser controlada pelo resto da vida do gatinho quando instalada, sem contar os muitos desconfortos e complicações que costuma causar nos bichinhos. E hidratação frequente deles ao longo da vida é a maneira mais eficiente de prevenir e retardar o aparecimento do problema.
A lista de complicações que acompanham a insuficiência renal em gatos inclui problemas urinários, apatia, desidratação, depressão, diarreia, episódios de vômitos e doenças dermatológicas, entre outras – sendo que não é incomum a evolução de quadros de hipertensão combinados à doença.