Está pensando em adotar um hamster e tem dúvidas se será um bom tutor? Então confira algumas dicas necessárias para ter um animal saudável.
Os hamster são animais muito fofos e charmosos. Esses adoráveis roedores são muito especiais e é necessário saber cuidar bem dele! Esses roedores precisam de um cuidado especial, até mesmo para tutores mais experientes. Separamos algumas dicas que irão te ajudar. Confira!
Veja 06 passos essenciais para criar um hamster
Para te ajudar a criar o seu roedor de estimação, separamos algumas dicas para te ajudar. Veja abaixo!
1) Escolha uma boa gaiola
Antes de adotar o seu hamster é necessário escolher uma gaiola, pois ela será a nova casa do seu amiguinho. Esses animaizinhos não podem ficar soltos pela casa. Por isso é importante ter um espaço em que ele se sinta confortável. Na Chalesco você encontrará várias opções de gaiolas, como:
- Gaiola de plástico: Elas podem ser personalizadas e é possível ajustar o tamanho com túneis, tornando o espaço mais agradável. Entretanto a ventilação não é tão boa.
- Gaiola de arame: Possuem uma base de plástico, e a parte superior de arame com uma boa ventilação. No entanto, não são tão fáceis de higienizar.
- Aquários: São feitos de vidro e costumam ser muito bonitos. No entanto, eles são mais pesados em relação às outras opções.
2. Escolha um espaço agradável para o seu hamster
O local onde ficará a casinha do seu hamster também é importante. Esse tipo de roedores não consegue mudar de lugar quando se sentem desconfortáveis.
Por isso, escolha um espaço agradável na casa, que seja protegido, longe dos raios de sol, vento e chuva. Além disso, evite também lugares altos, pois pode acontecer do seu pet fugir e ele acabar sofrendo uma queda.
3. Prepare um espaço confortável
Se você optou por um viveiro, você precisa deixar o local mais confortável. Por isso, utilize o substrato higiênico que absorve as necessidades, como por exemplo serragem e granulados.
O comedouro e o bebedouro também são importantes, por isso busque por equipamentos que não apresentem risco aos pets. É importante ter brinquedos também, como pontes, bolas e espaços
+ Conheça os viveiros da Chalesco!
4. Cuide da alimentação
A alimentação dos hamsters deve ser de qualidade. Por isso há algumas opções como, por exemplo, a ração, uma das melhores opções para alimentação, é um produto elaborado com tudo que você precisa e por isso dê preferências por rações do tipo premium.
Os fenos também são essenciais, são compostos por fibra e é uma ótima alternativa para ter um animalzinho de estimação saudável. A alfafa também deve ser ofertada aos animais, pois é uma erva rica em nutriente e deve ser oferecida como petisco.
Os dentes dos roedores nunca param de crescer e é por isso que precisam se exercitar.
5. Estimule que os hamsters se exercitem
Os hamsters são muito ativos e é preciso estimulá-los. Por isso que as rodas de hamsters não devem ser a única opção.
+ Conheça as opções de rodas de exercícios!
Com essa roda, o pet pode passear pela casa. Além das rodas servirem de distração, ajuda os animais a se desestressarem e melhoram o sistema imunológico, melhorando a qualidade de vida.
6. Se preocupe com a higiene
Os hamsters são animais muito higiênicos e eles mesmo gostam de fazer a própria limpeza, mas devem receber uma ajuda extra, limpando a gaiola diariamente, trocando o substrato higiênico quando necessário.
Essa faxina deve ser feita quinzenalmente, limpando a base, as paredes e trocando o substrato. Aproveite também para higienizar os comedouros, bebedouros e os brinquedos do seu pet.
Conclusão
Enfim, com todas essas dicas você será um bom tutor para o seu hamster! Aqui no Chalesco você encontra tudo que você precisa para cuidar e tratar do seu animalzinho de estimação, venha conferir!