O uso da coleira ideal para o tipo de raça e temperamento do animal é garantia de bem-estar tanto para o cachorro quanto para quem está passeando com ele. Utilizar o acessório de forma errada pode causar lesões e situações graves para ambas as partes e também traumas para o cão que pode simplesmente se negar a dar um passeio. No mercado existem vários tipos, materiais, formatos e cores sendo que cada modelo é destinado a uma atividade e tipo de animal. Neste artigo vamos dar dicas para você definir a melhor coleira para o seu cachorro.
Como citado no parágrafo anterior, deve ser levado em consideração o porte e temperamento do animal. Muitas marcas já definem os tipos e tamanhos por raças. Caso seu cão seja um vira-lata, pense em uma outra raça parecida para se basear e aí sim analise se ele puxa muito, se é mais delicado, se pode ser agressivo etc.
O que você deve ficar atento em qualquer tipo de coleira é o material em que ela é produzida. Ele deve ser de boa qualidade e ter a garantia de que os fechos sejam fortes o suficiente para evitar acidentes!
Vamos falar então sobre os tipos e você definir a melhor coleira para o seu cachorro?
Coleira Tradicional, de Pescoço ou Plana
É a coleira mais comum e utilizada no dia a dia. Vale para todos os portes e temperamentos de animal, pode ser vista com um acessório onde são colocadas as plaquinhas com nome, gravatinhas e pode ser utilizada para passeio se o seu animal for um exemplo de comportamento.
Coleira de Obediência ou Martingale
Também é uma coleira de pescoço, mas com um fecho na parte de trás e assim que o animal resolve dar um puxão a guia aperta levemente e freia a ação. Ela pode ser confundida com um enforcador mais é muito menos agressiva e mais confortável.
Enforcador
São coleiras que pouco a pouco vão sumindo do mercado. Porém, ainda é preferida por àqueles que possuem raças agressivas, robustas e de difícil controle (como rottweilers). Ao puxar, o animal recebe um grande desconforto em sua garganta pois aperta bem o pescoço com risco grande de causar lesões na região.
Gentle Leader ou Coleira Cabresto
Ela não é uma focinheira, ela não causa nenhuma lesão, não causa stress e apenas orientam o animal a não puxar. Ao tentar forçar algo, o focinho do animal é virado para baixo ou para o lado. Ou seja, é uma das melhores opções para aqueles que adoram puxar! Utilizada em animais de porte médio e grande, são excelentes para educar o animal a se controlar para que o passeio seja confortável.
Peitoral
Como já diz o nome, a coleira peitoral envolve toda a região do peito do cachorro, dando ele mais liberdade e conforto quando nas tradicionais com a guia presa por cima e também evitando que eles puxem quando a anilha de prender a guia fica na frente do peito, fazendo com que o animal seja puxado para o lado ao tentar fazer uma ação que não seja a de manter a linha reta pois ele perde o eixo, brecando a ação.