Quem tem ou vai ter um pet em casa precisa garantir o bem-estar e conforto do novo integrante da família.
Seja um cachorrinho, gato, passarinho, hamster ou qualquer outro pet, lembre-se que eles são seres vivos que apresentam necessidades como nós. Dessa maneira, certifique-se que eles tenham uma alimentação saudável distribuída ao longo do dia, uma boa noite de sono, hidratação, interatividade e, principalmente, muito amor.
Ter um pet em casa é muito mais que só conviver com um ser diferente, é preciso ter muita responsabilidade para que ele fique muitos anos ao seu lado.
Por que é importante se preocupar com a qualidade de vida do pet?
Os bichinhos de estimação não sabem falar, sendo assim, você precisa ficar atento aos sinais que eles dão quando apresentam alguma necessidade especial. Se o pet sentir alguma dor ou desconforto, ficará difícil para você compreender, por isso, observe o comportamento dele e garanta que ele tenha uma rotina saudável.
A vida que ele leva dentro de casa precisa ter qualidade para refletir em bons comportamentos e garantir saúde. Quanto mais amor e cuidados você ofertar a ele, mais ele vai retribuir isso a você e a relação sempre será tranquila e saudável.
Passo a passo do bem-estar animal
Para garantir a posse responsável do seu bichinho, siga esses passos:
Passo 1 Alimentação balanceada pelo menos 3 vezes ao dia – procure entregar a refeição do pet sempre nos mesmos horários, assim ele fica ciente de quando vai conseguir se alimentar. Evite dar alimentos que façam mal a ele ou que não foram recomendados pelo médico veterinário, nada de: chocolate, doces e comidas salgadas.
Passo 2 Mantenha seu pet hidratado – assim como os seres humanos, os bichinhos também precisam beber muita água ao longo do dia. Lembre-se de verificar a vasilha deles e não deixe faltar água.
Passo 3 Forneça um espaço confortável, limpo e adequado para ele dormir – seja na gaiola ou em uma caminha no chão, proporcione um cantinho bem especial para que ele tenha uma boa noite de sono. Deixe o ambiente quentinho caso a temperatura esteja baixa.
Passo 4
Estimule o pet com atividades físicas – nada de deixar o bichinho parado. Separe alguns momentos do dia para brincar com ele, levá-lo para passear ou fazer alguma atividade diferente.
Mesmo que seu pet seja uma calopsita, por exemplo, invista em acessórios para promover interatividade. Bichinhos que ficam entediados podem sofrer estresse e isso reflete imediatamente na saúde deles.
Passo 5
Dê muito amor e carinho – demonstre diariamente o quanto você o ama por meio de palavras positivas, carícias e tente sempre dar atenção a ele, mesmo se for por alguns minutos.
Passo 6
Visitas ao veterinário- Pet também precisa de médico! Nesse caso, programe visitas ao consultório veterinário para checar se o bichinho está saudável.
Portanto, ter um bichinho em casa é uma delícia, eles nos trazem alegria, paz e retribuem o amor que recebem, mas cuide dele como se ele fosse alguém da família, porque na verdade, ele é.
Acesse nosso site e conheça tudo que podemos oferecer para ajudar na qualidade de vida do seu PET.
Fontes: