Ter um felino como bichinho de estimação, geralmente, é sinônimo de ter uma casa e muitas roupas repletas de pelos. Porém, saber quais são os cuidados certos que se deve ter com os pelos de gato no dia a dia é uma ótima forma de diminuir a sujeira em casa e, principalmente: de manter a saúde do seu bichano em dia.
Outra questão bastante discutida no mundo dos amantes de felinos são as reações alérgicas que os pelos de gato podem trazer para uma família. No entanto, esta informação é muito mais um mito do que uma verdade, e ter as informações corretas e completas sobre as características e particularidades da pelagem dos bichanos é a garantia de um lar gateiro feliz.
Confira as curiosidades a seguir e garanta que a pelagem do seu gatinho esteja sempre bem cuidada e não cause problemas para a saúde do pet ou de sua família.
Cuidados com pelos de gato
Embora os felinos sejam animais bastante higiênicos e tomem conta da limpeza rotineira de sua pelagem por conta própria (com os famosos “banhos de gato”), continua sendo importante fazer uma higienização mais profunda para que os fios estejam sempre sadios – e banhos quinzenais são recomendados.
É importante que ele seja apresentado a esse tipo de cuidado desde a época de filhote, para que se acostume e não resista ao processo. As raças “peladas” (como sphinx) não fogem à regra, e também devem ter a pele limpa com banhos; pois também têm pelos bem curtinhos, e isso ajuda a evitar problemas dermatológicos.
A escovação diária também é fundamental para a manutenção da pelagem, e acessórios próprios para isso devem ser usados na tarefa, como as rasqueadeiras. Além de desembaraçar os fios e facilitar a limpeza na hora do banho, a escovação regular também ajuda a retirar a camada de fios mortos que ficam presos na pelagem – diminuindo a quantidade de pelos soltos no dia a dia.
Bolas de pelo
As comuns bolas de pelo que os gatos cospem de tempos em tempos são formadas, justamente, pelo acúmulo de pelos soltos que eles acabam lambendo durante suas higienizações próprias. Com isso, a escovação da pelagem destaca mais uma vantagem, pois diminui bastante esse incômodo tão rotineiro no mundo dos felinos.
Alergia aos pelos de gato
Entre os que convivem com gatinhos, há muitos que reclamem de alergias em função da sua pelagem. No entanto, segundo um estudo publicado pela Universidade de Cambridge há alguns anos, a alergia provocada nas pessoas ocorre como resposta a uma proteína especificamente encontrada na pele e na saliva dos felinos. Ou seja: a reação não acontece por causa da pelagem, mas por causa dos resquícios de pele e saliva que ele deposita ali.
E embora isso não signifique que, com a informação, seja possível evitar as reações alérgicas; isso já mostra um grande avanço na busca por uma cura definitiva para esse tipo de alergia. Enquanto isso não acontece, os amantes de gatos podem apelar para remédios específicos que ajudam a controlar o problema – sendo que reservar uma área da casa a qual o gatinho não tenha acesso também pode ser uma boa ideia para aliviar os sintomas e servir de refúgio para os mais alérgicos.