Veja o motivo que faz os gatos esconderem as fezes!
A forma do gato enterrar os seus dejetos é um fato bastante curioso. As fezes do gato apesar do odor desagradável para nós, mas os felinos podem distinguir os seus resíduos de outros gatos, devido a presença de químicos que possuem um cheiro único, chamado feromônio, presente na urina e nas fezes.
Meu gato não enterra as fezes, o que fazer?
Pode ser um tanto desagradável encontrar o cocô do seu gato descoberto na caixa de areia. No entanto, isso está acontecendo por alguns motivos. Veja quais os motivos e como ajudá-lo:
1. Ensine o seu felino a enterrar as fezes
Se o seu animalzinho não está enterrando as fezes, pode ser que ele nunca tenha aprendido com a sua mãe, por isso é preciso ter paciência.
Tente sentar com ele enquanto ele usa a caixa de areia e depois pegue as patinhas dele, de forma bem delicada para cobrir a areia. Quando ele cobrir, presenteie o felino com um petisco.
2. Adicione várias caixas de areia em locais diferentes
Outro motivo que pode levar o seu gato a não cobrir as fezes é porque a caixa de areia está em um local que o gato não gosta, ou não tenha caixas de areia suficientes, principalmente se você tem mais de um felino em casa. É necessário fornecer uma caixa de areia para cada gato.
Também é importante checar se o local onde as caixas de areia ficam são calmos e sem ruídos ou tráfego intenso. Locais muito barulhentos podem fazer com que o seu gato esqueça de cobrir o coco.
3. Reduza o estresse
O estresse pode fazer os gatos esquecerem de cobrir as fezes. Na natureza, os gatos cobrem o coco para esconder o cheiro, de forma que os predadores não saibam que estão por perto, ou podem estar mostrando que não são uma ameaça para o gato alfa.
Então se o gato não está cobrindo, pode estar competindo com outro gato e mostrar o seu domínio;
Outro motivo de estresse dos gatos é que pode ter outros gatos vagando que o deixam inseguro. Então se você tem um gato estressado em casa, para ajudá-lo a reduzir o estresse e que se sintam confiantes em cobrir o coco, experimente utilizar um difusor de feromônios que possui efeito calmante.
4. Teste diferentes tipos e níveis de areia
Um motivo que faz os felinos não cobrirem o coco é o tipo de areia, que pode machucar a pata ou ter um cheiro nada agradável, por isso experimente várias areias de diferentes tamanhos e sem perfume.
Por isso, coloque a quantidade suficiente para que ele consiga cobrir as suas fezes e limpe com frequência a caixa de areia.
5. Experimente caixas de diferentes tamanhos
Experimente várias caixas de diferentes tamanhos, alguns gatos idosos ou com displasia, podem sentir dores quando tentam entrar na caixa de areia. Isso pode fazer com que eles queiram sair mais rapidamente ou fazer coco fora da caixa, então busque pelo o que o seu felino se adapta melhor.
As caixas maiores também podem ajudar, quando muito pequena, seu gato pode não sentir a vontade de se movimentar e enterrar o coco.
6. Fale com um veterinário
Enfim, se mesmo tentando todas as dicas acima, procure conversar com um veterinário, quando o mesmo apresentar mudança repentina de comportamento. Principalmente se essa mudança é repentina, pois podem indicar problemas de saúde.
É sempre uma boa ideia conversar com seu veterinário se o seu gato tiver uma mudança repentina de comportamento. Se ele estava cobrindo o cocô normalmente e parar de repente, pode indicar algum problema de saúde. Faça um check-up para ter certeza de que ele está bem.
Enfim, é importante também não mostrar que está bravo e ter paciência é fundamental para amenizar as mudanças de comportamento.