Confira quais raças de cachorros são as mais indicadas para pessoas que possuem deficiência!
Para pessoas que precisam de ajuda de um cão -guia, as características que os pets precisam ter é paciência, lealdade e inteligência.
O papel desses animais é transformador e bastante desafiador, já que para a sua formação são necessários dois anos e tem um alto custo. No entanto, não são todas as raças que são utilizadas nesse tipo de treinamento.
Veja neste artigo quais as raças de cachorro são as mais indicadas para pessoas com deficiência.
As raças de cachorros mais utilizadas para pessoas com deficiência
Entre as principais raças de cachorro indicada para auxiliar deficientes visuais estão: Border Collie, Pastor alemão, Labrador e Golden Retriever. O que ambos têm em comum é que são espécies inteligentes que conseguem compreender os comandos.
Esses animais são heróis que auxiliam deficientes visuais a se locomoverem, desviando de obstáculos e desempenhando tarefas diárias da casa. Para que um cão-guia seja formado, é realizado todo um processo de seleção genética das fêmeas e machos utilizados no cruzamento, além de todo o processo de formação, com custos que podem chegar a custar até R$35 mil.
Devido ao alto custo, os cães guias são pouco acessíveis.
Golden Retriever
É uma das raças mais procuradas para ser cão-guia, eles possuem um temperamento dócil, o que facilita com que aprendam novos comandos em um pequeno espaço de tempo. Possuem a capacidade de resolver um problema muito rápido, desviando de obstáculos, ideais para deficientes visuais.
Border Collie
Considerada uma das raças mais fáceis de se adestrar, obedientes e também gostam de agradar aos seus tutores. Também não são barulhentos, sem movimentações exageradas, um bom companheiro para deficientes visuais.
Labrador
Outra raça utilizada para auxiliar deficientes visuais, é o labrador. É um animal dócil, obediente com apego forte a família, além de muita energia. Também tem a capacidade de passar por obstáculos que um deficiente visual enfrenta
Pastor Alemão
Essa raça é muito popular e muito utilizada por deficientes visuais, pois são inteligentes e trabalhadores. É muito comum utilizar cães dessa raça para prestar serviços em fazendas e até na polícia.
3 Fatos sobre raças de cachorros para deficientes visuais
As pessoas com deficiência visual ou de baixa visão podem ter um cão guia para acompanhá-los em suas atividades. Veja três fatos sobre raças de cachorros para deficientes visuais:
1. As raças de cachorros para deficientes visuais não podem ser proibidos de entrar em lugares públicos
De acordo com a Lei n°11.126/2005: “É assegurado à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo, desde que observadas as condições impostas por esta Lei.”
Enfim, é permitido a entrada dos animais em qualquer lugar, mesmo que ainda passível de mulda para qualquer ato de discriminação.
2. Cães-guia também aposentam
Os cães-guia, assim como aqueles que exercem funções na polícia também podem se aposentar quando tem aproximadamente 8 anos de trabalho, pois com a idade, eles já não tem mais disposição de quando era jovem.
A pessoa pode escolher ficar com o cachorro, mas como animal de estimação e inciar o processo de adoção de um novo cão-guia.
3. Os cães que acompanham deficientes visuais não são para brincar
É comum vê-los trabalhando e sempre desperta a vontade de fazer carinho e brincar com o cão-guia.Por isso lembre-se que ele está a trabalho e não pode se distrair.
Enfim, se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais!