O adestramento de cães consiste em ensinar e disciplinar os animais, através de treino e repetição e proporciona uma série de benefícios para a relação entre o peludo e o tutor.
Tem como função criar uma linguagem clara e simples de comunicação entre o homem e o cachorro através de comandos. O treinamento consiste em ensinar comandos como: sentar, deitar, ficar, “aqui”, junto e também truques como dar a pata, rolar, fingir de morto, ficar em pé, rastejar e entre outros.
Veja abaixo os principais benefícios do treinamento de cachorros.
Qual a importância do adestramento de cães?
- Estimula a parte cognitiva, além de ser um ótimo exercício físico e mental.
- Previne comportamentos indesejáveis
- Evita problemas com reclamações de vizinhos e até mesmo de síndico para quem mora em apartamento
- Além de proporcionar ensinamento de truques para os animais, o adestramento também promove uma conexão entre o tutor e o cachorro.
- Também é uma ótima forma de evitar a ansiedade e o estresse nos bichinhos.
- Ajuda os bichinhos a discernirem entre o certo e o errado, para que se tenha uma convivência harmoniosa e facilita a socialização para que os animais frequentem mais lugares.
Enfim, com os comandos certos, você impede que o animal pule nas visitas, roubar comidas na mesa e até mesmo diminua os latidos.
Quando começar o adestramento de cachorros?
Quanto mais cedo começar melhor, caso os animais não tenham tomado as vacinas, esse treinamento é feito em casa. Cães adultos podem ser adestrados, mesmo que ele não esteja aberto para receber novas informações, ou seja, não tem facilidade de aprendizado, em relação a um filhote.
O adestramento fica para sempre?
O treinamento exige prática dos comandos aprendidos, se ele não treina ele acaba esquecendo e ele pode ficar teimoso ou lento para atender aos comandos.
Por isso é importante introduzir os comandos aprendidos no dia a dia do cachorro como se fosse um hábito para fortalecer os comandos.
É importante que você faça as aulas junto com o seu pet e o adestrador para entender mais sobre o aprendizado do cachorro e como usar os comandos.
Além disso, o adestramento não robotiza o cachorro e nem muda a personalidade porque está sendo adestrado. Ele não deixará de brincar ou de pedir carinho, apenas vai ficar mais fácil a comunicação e os hábitos indesejáveis tendem a parar.
Reforço positivo: Ferramenta chave para o adestramento
O adestramento promove qualidade de vida e causa mudanças positivas na vida do pet
Os cachorros são animais extremamente inteligentes. Um dos métodos mais recomendados é o reforço positivo. Essa técnica consiste em recompensar o cachorro com um petisco ou comemoração, sempre que ele responder a um comando de forma esperada, ou seja, sem punições quando ele fizer algo errado.
Além de facilitar no adestramento, não torna esse processo traumático e melhora a relação do tutor com os animaizinhos.
Agora que você já sabe sobre adestramento de cachorros, aprenda a ensinar alguns truques para o seu peludo, adquirindo alguns utensílios na Chalesco.
Lembre-se de sempre consultar um profissional sempre que necessário.