Há um tempinho atrás os comedouros e bebedouros para cães eram as tradicionais tigelas no chão. Um pote simples, sem grandes detalhes e com o tempo foi ganhando cores, materiais, estampas e até alguns formatos além dos redondos. Porém, com os estudos atuais de mercado e saúde animal, a conclusão é de que um comedouro/bebedouro em uma posição que não é a adequada para o porte de seu cão sobrecarrega as articulações, pode comprimir o estômago ou até mesmo ele não ter vontade de comer ou comer rápido demais pela posição ou tamanho e formato. Então, qual é o melhor comedouro para meu cachorro?
O que deve ser prioritário aqui é que a altura de um comedouro deve estar no nível do peito do cachorro. Isso quer dizer que conforme o animal vai crescendo, o pote também deverá ser trocado. Além da altura, o local de alimentação deve estar longe do espaço em que ele realiza suas necessidades e também que não entre em contato direto com o sol.
Para determinar qual é o melhor comedouro para meu cachorro é preciso também entender a raça, idade e o comportamento do animal ao se alimentar (por exemplo, se ele é um devorador feroz, um comedouro lento é a indicação). Atualmente existem muitas opções e também para todos os bolsos.
Materiais
Em se tratando de material, o fator aqui é a saúde dele. As opções são:
- Porcelana: clean, higiênico, pode ser levada ao micro-ondas mas possui alto custo e alto risco de quebrar.
- Inox: durável, resistente, fácil de lavar, não possui ranhuras (assim não há riscos de alimentos ficarem grudados e surgir alguma bactéria ali), custo x beneficio, mas dificilmente possui design atrativo.
- Cerâmica: designs bem legais, podem surgir algumas ranhuras ali e também são frágeis.
- Alumínio: uma das opções mais baratas e a que mais oferece riscos ao cachorro pois o alumínio com o tempo solta fragmentos na água ou na ração causando alguma doença.
- Plástico: a mais barata e também não é recomendada por liberar uma substância chamada Bisfenol que pode causar problemas graves no animal.
- Melamina: parece plástico mas é muito melhor! Além das opções em termos de design (cores, desenhor, estampas etc), possuem um custo moderado e é o material “da moda”.
Além do estilo e material, tenha atenção à raça de seu cachorro. Afinal, além do tamanho, características como a do focinho podem afetar a alimentação. Um cachorro com focinho achatado tem a necessidade de um comedouro mais raso para aliviar o esforço e a pressão na garganta; se o seu animal possui orelhas compridas um comedouro com borda mais alto e boca menor irá evitar o contato do pelo com a comida ou a água.
Então, qual é o melhor comedouro para meu cachorro? Com essas orientações ficou muito mais fácil de você definir e ir escolher o que melhor te atende levando em consideração todos esses pontos! Independente do que escolher, a higienização dele é fundamental para manter a saúde de quem tanto nos ama!