Você sabe o que é catnip e quais as reações dos seus pets de estimação à essa erva? Então acompanhe as informações que separamos para você sobre o assunto.
O que é catnip?
Em primeiro lugar é importante trazer informações sobre o que é catnip. É uma erva que possui cheiro muito parecido com o matte e por isso é chamada também de “erva de gato”.
A “Nepeta Cataria”, nome científico dessa planta, tem diversas funcionalidades e é inofensiva para os gatinhos, bem como não causa nenhum tipo de dependência neles.
A catnip também não tem nenhum tipo de restrição e pode ser encontrada com facilidade nos pet shops ou em lojas de floricultura e itens de jardinagem. A forma mais comum é desidratada.
Como utilizar?
Ela tem uma função importante para o instinto do seu pet que ativa o lado “selvagem” dele quando entram em contato com o cheiro. Por isso, ele pode até comer, mas os efeitos só acontecem se ele cheirar a planta.
A forma mais fácil de fazer com que seu pet sinta o cheiro da catnip é deixando-o interagir livremente com a planta.
Outra maneira interessante de estimular essa interação é comprando brinquedos e acessórios para gatos que possuem a erva no interior do objeto.
Quais as reações e os possíveis efeitos?
Como você já sabe, a planta serve para despertar os instintos dos seus pets e por isso eles podem apresentar comportamentos mais típicos da espécie, inclusive atacando outros animais.
É por isso que você deve administrar a erva com uma supervisão. Ela não faz mal, como dissemos, mas é bom estar por perto, pois os eleitos ocorrem em questão de segundos.
Entre as reações mais comuns podemos citar a excitação e a euforia, pois ao entrarem em contato com o cheiro da planta eles se sentem estimulados e podem gastar muita energia em suas brincadeiras.
E após este período é normal que eles durmam como anjinhos durante um tempo e descansem. Mas é interessante ressaltar que nem todos os gatos são afetados pela planta e isso pode ter fatores genéticos associados e não há nada de errado.
Existe restrição? Quais os cuidados?
A única restrição é com relação à castração do seu animal. Se o gatinho for castrado, pode oferecer a planta sem nenhum problema.
Também é importante ficar de olho na idade do animal, pois o gatinho só pode começar a ter contato com a planta a partir de 4 meses de vida, recebendo estímulos antes disso.
Outro ponto é que, se a planta for administrada de forma excessiva, o gato pode perder o interesse por ela, além de se tornar imune aos seus efeitos.
Então, neste caso, o recomendado é que você administre e depois dê uma pausa de uns 15 dias antes de administrar de novo. Isso fará com que ele continue a ser estimulado pelos efeitos.
E você, já sabia sobre essa planta? Esperamos ter te ajudado e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos.