Você sabia que as aves conseguem cantar e inspirar ao mesmo tempo? É por isso que algumas conseguem emitir sons por tanto tempo sem cansar. Elas não possuem cordas vocais, mas graças à siringe – um órgão específico dos pássaros – e que vibra pela passagem do ar, são criados os sons emitidos por eles tanto na inspiração quanto na expiração. Além disso, ela é capaz de fazer com que estes sons contenham grandes variações ao longo da transmissão. A siringe é apenas um órgão do tão complexo sistema de respiração das aves.
O caminho do ar entra e sai pela traqueia, passando pela siringe e uma ramificação dos brônquios que levam o ar para os pulmões e para os sacos aéreos. Os pulmões das aves são super compactos e de uma eficiência fora do comum. Ligados à sacos áereos – que ventilam o ar para os pulmões – e bem instalados, essa disposição é fundamental para reduzir a densidade do corpo dos pássaros e deixá-los mais leves e com formato específico para voar. Outro ponto importante é a circulação de ar desses animais pois a troca de ar, assim como o metabolismo, é intenso e acarreta em um ar rico em oxigênio e a temperatura corporal sempre fique ideal. Por isso, estes sacos aéreos possuem um volume de gás 10 vezes maior do que os pulmões. Por fim, os movimento das asas durante o voo e a respiração das aves são sincronizadas para melhor desempenho.
Ao ter um pássaro como um bichinho de estimação, vale também ficar atento à alguns pontos em relação à saúde respiratória deles:
- Os sacos aéreos podem inflamar (aerosaculite) pois são delicados e trabalham muito para resfriar o corpo da ave.
- Aves também podem adquirir doenças como pneumonia e sinusite graças à correntes de vento. Por isso, muito cuidado na hora de deixá-lo exposto tomando sol
- Qualquer tipo de sintoma – como falta de apetite, agressividade, redução nos cantos, tristeza, bico aberto, balanço de cabeça anormal, aumento de volume na região próxima ao olho, penas arrepiadas etc – visite um veterinário.
Na maioria dos casos de doença respiratória, antibióticos com auxílio de inalações e nebulizações, a ave estará curada. A respiração das aves é ao mesmo tempo incrível e complexa, mas também é super frágil. Sempre consulte um veterinário para manter a saúde de seu pássaro sempre excelente!