Os pelos são aquilo que deixam qualquer pet ainda mais fofo! E quando eles são longos, o charme do seu bichinho fica ainda maior.
Além de trazerem beleza, os pelos são fundamentais para a saúde de um cachorro ou gato. Ele controla a temperatura do corpo e protege contra os raios solares, entre outras funções.
Sendo assim, os pelos precisam de atenção especial, principalmente se eles forem longos. Nesse post traremos alguns cuidados indispensáveis que você precisa ter com os pelos longos de seu pet. Leia e compartilhe com seus amigos!
Banhos são fundamentais
Quando não há cuidado com os pelos de um pet, isso pode causar infecções e dermatites, entre outros problemas. Por isso os banhos são tão importantes, não importando o tamanho da pelagem.
Mas os cachorros com pelos longos têm no banho um cuidado essencial. O ideal é que a frequência seja toda semana. E, de preferência, com profissionais gabaritados.
É preciso ainda ficar atento aos produtos usados no banho desse pet. Use somente condicionadores e shampoos que sejam adequados para hidratação. Isso dará uma dose extra de nutrição para os pelos longos, deixando-os brilhantes e fortes.
A hora de secar precisa de atenção
Os pelos longos precisam de cuidado na hora da secagem. Isso é válido não apenas para o banho, mas também quando o seu pet se molha na chuva ou em alguma brincadeira.
Seque bastante os pelos do seu bichinho para que não apareçam irritações, alergias ou dermatites no futuro.
Para que a secagem do pelo longo seja garantida, é muito importante utilizar secadores. Use os mais potentes, que irão garantir uma secagem completa.
Mas caso você dê banho em casa, pode usar também o secador de cabelo normal. No entanto, tome muito cuidado para não queimar o pelo ou para não deixar o seu bicho estressado com o barulho.
Escovação diária
A escovação é outro cuidado fundamental para os pets com pelo longo. Ela evita que eles enrosquem e embaracem, causando incômodo para o cachorro. Isso pode até mesmo causar doenças. Deixar de escovar diariamente os pelos leva à formação de nós, que podem causar dermatites.
Outra coisa importante da escovação é que ela ajuda a retirar sujeiras e pelos mortos. Sendo assim, o seu pet deixa menos pelos pela casa e fica ainda mais bonito. Essa escovação diária precisa ser feita com uma escova apropriada para cães de pelo longo.
Prevenir pulgas e carrapatos
A prevenção contra os chamados ectoparasitas (carrapatos e pulgas) deve acontecer regularmente em qualquer cachorro, independentemente do tamanho de seu pelo.
No entanto, aqueles que têm pelo longo precisam de uma atenção especial, porque é bem mais difícil encontrar esses parasitas neles.
Pulgas e carrapatos causam muito incômodo e ainda transmitem doenças graves. A melhor forma de evitar a infecção pelos ectoparasitas é usar métodos seguros de prevenção, como comprimidos e coleiras antipulgas.
Consulte seu médico-veterinário antes de qualquer coisa, para garantir que está fazendo o melhor para a saúde do seu cachorro.
Gostou dessas dicas? Agora que você já sabe quais são os cuidados que precisa ter com seu pet de pelos longos, visite o nosso site e conheça nossos produtos!