Se você é um gateiro já deve ter visto que esses felinos possuem uma língua com uma textura áspera. Mas porque essa característica tão peculiar? Então veja uma lista com algumas curiosidades sobre a língua de gato. Confira!
1. As papilas são pontiagudas e tem textura áspera como lixa
O fato da língua dos gatos serem ásperas é por causa das papilas pontiagudas. Também conhecido como papilas filiformes, essas saliências são parecidas com um gancho. São compostas de queratina, que é responsável pela textura áspera da língua do animal.
Enfim, são cerdas que se direcionam para a garganta e são importantes em várias funções. No entanto, essas papilas acabam favorecendo que os gatos engulam tudo que colocam na boca, e por isso eles acabam vomitando bolas de pelo.
2. Higiene em primeiro lugar
Como mencionado anteriormente, a língua do gato exerce várias funções, entre elas a higienização do pelo. O formato da língua facilita que os felinos retirem todas as impurezas da pele, como pelos mortos e poeira. Por isso esses animais se lambem diariamente, o que é essencial para a saúde.
3. Os gatos usam a língua para demonstrar afeto
Não é sempre que recebemos uma lambida de gado. De acordo com estudos na área receber uma lambida do seu gato de estimação é sinal de honra, pois tal ato significa respeito e afeto.
O ato de lamber é muito importante para a socialização dos animais, e é passado de geração em geração e por mais que pareça desagradável pela aspereza da língua, saiba que esse é um sinal de amor.
4. Paladar mais limitado para sabores
Segundo alguns estudos, os gatos conseguem sentir uma parte limitada dos sabores na sua vida, ou seja eles não sentem tantos gostos e não conseguem sentir o sabor de alguns alimentos, como o sabor doce.
Por exemplo, enquanto os humanos possuem cerca de 2 a 8 mil papilas, os felinos possuem apenas 400 e é por isso que o gato não consegue sentir todos os sabores.
Por isso, é mais fácil adequar um gato a uma dieta do que de um cachorro.
5. Hidratação
A língua do gato também pode ser usada durante a hidratação. Os animais utilizam esse órgão de forma peculiar na hora de obter o líquido, onde eles batem a língua na água, para que assim algumas gotas se levantem. Antes que o líquido retorne ao recipiente, os felinos “mordem” o ar para tomar alguns goles de água.
6. A língua do gato ajuda a manter a temperatura do corpo
Uma outra função importante da língua desses animais é regular a temperatura, quando os felinos se lambem, a saliva entra em contato com o pelo, umedecendo a região e proporcionando uma sensação de frescor, reduzindo a temperatura.
Enfim, a língua do gato é um órgão da anatomia que chama muita atenção por seu formato e aspecto áspero, ela ajuda na higiene e na hidratação dos animais e possui outras inúmeras funções.
E se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe em suas redes sociais!