Quem é fã do mundo das aves já deve saber que os tipos de habitação para estes animais podem ser encontrados numa variedade imensa de tipos, tamanhos, estilos, cores, materiais e formatos. E enquanto as gaiolas são direcionadas para os tutores que cuidam de não mais que um par de aves, os viveiros para pássaros são projetados para quem tem uma quantidade maior de pets sob a sua responsabilidade.
Vale lembrar que, mesmo sendo indicados para quem tem várias aves como pet, os viveiros também podem ser ótimas opções para quem cuida de apenas um pássaro; já que, dessa forma, ele tem muito mais espaço para voar e, consequentemente, uma qualidade de vida maior. Confira alguns detalhes sobre aspectos importantes destas habitações para aves e saiba como decidir se o viveiro é o lar mais apropriado para o seu bichinho alado.
Mobilidade nos viveiros para pássaros
Para facilitar seu transporte e sua movimentação, muitos viveiros de hoje (como os da Chalesco) contam com rodinhas na base. Além de tornar mais prática a limpeza do ambiente em que ele fica, isso também permite que o bem-estar das aves que lá habitam seja maior; pois o tutor consegue mudar a sua localização com rapidez e facilidade.
Isso se apresenta como uma grande vantagem quando se leva em conta o fato de que as aves são bastante sensíveis às mudanças de temperatura do dia a dia; sendo possível deixar os pássaros expostos ao sol por períodos curtos durante as épocas mais frias e, ainda, protege-los do sol forte demais ou do vento frio nas estações em que isso é necessário.
Material dos viveiros de aves
Justamente por terem a estrutura maior, muitos dos viveiros mais modernos são produzidos com alumínio, o que garante a leveza e facilita a sua mobilidade. Para os que contam com bastante espaço em casa ou no jardim, também há a opção de construir um viveiro especial e de acordo com as exatas necessidades das aves que cria – podendo incluir materiais que vão da alvenaria até as telas galvanizadas. Porém, quem planeja criar aves em espaços mais restritos tem muito a ganhar com os modelos de alumínio; que, além de leves, também são fáceis de higienizar.
O tamanho ideal do viveiro
A regra usada para escolher o tamanho certo da gaiola para pássaros também se aplica aos viveiros: quanto maior, melhor para o bem-estar das aves! Mas o que deve ser avaliado, neste caso, é a quantidade de pássaros que será comportada; já que todos eles devem conseguir se movimentar com conforto dentro daquele espaço.
Os acessórios e brinquedinhos para aves que serão colocados dentro dos viveiros para pássaros também deve ser levado em conta (assim como o fato de que, no local, haverá uma quantidade maior de aves em busca de entretenimento no dia a dia) – e é preciso garantir a diversão de todos os passarinhos sem que o espaço que têm para se movimentar seja prejudicado.