Você tem filhotes recém-nascidos e não sabe como cuidar deles? Neste artigo de hoje, preparamos tudo o que você precisa saber para dar o máximo de carinho para o seu animal de estimação e garantir que ele receba os cuidados adequados para sua pouca idade.
É muito importante que você considere a delicadeza da vida de um filhote em seus primeiros dias de vida. Além da necessidade do leite materno para compor a sua nutrição de forma adequada, eles também precisam da mãe para se manter aquecidos.
Existem outros detalhes que entram nessa necessidade e que você deve saber para cuidar melhor do seu pet e recém-nascido.
Observe suas necessidades
Todo filhote recém-nascido, precisa se dedicar a 2 coisas muito importantes: alimentação e sono. Estes são cuidados básicos e essenciais para a vida deles.
Além disso é imprescindível que eles se mantenham sempre aquecidos, pois o seu organismo ainda é muito frágil e não consegue atingir a temperatura corporal ideal sozinho.
A presença da mãe ao lado do filhote estimula que ele faça suas próprias necessidades em local seguro e com pouca luz.
Em caso de a mãe não estar perto do filhote
No caso de um filhote não ter a presença da mãe, é necessário ter o dobro de cuidado e zelo para que o seu bichinho consiga sobreviver.
Por esta razão é necessário que o dono tome todas as medidas essenciais que substituam os cuidados básicos como:
- Alimentação, com a ajuda de seringa e mamadeira específica para oferecer os nutrientes;
- Saber a quantidade exata levando em consideração o peso em um tamanho do seu pet;
- Redobrar os cuidados pois os animaizinhos devem ser alimentados de 2 em 2 horas;
- Manter os filhotes sempre aquecidos em locais fechados e ao abrigo do vento, evitando que eles fiquem em um ambiente com temperatura abaixo de 20°;
- Se puder invista em uma cama e cobertores para eles pois o piso frio pode afetar sua saúde;
- Se o pet for muito pequeno, com menos de 2 semanas de vida, proteja os olhos dele, pois são muito sensíveis à claridade;
- É fundamental estimular o pet para que ele consiga fazer as próprias necessidades.
Se a mãe estiver por perto
No caso em que a mãe está presente na vida do filhote, as coisas ficam muito mais fáceis pois ele irá cuidar de todas as necessidades dele: amamentando e deixando aquecido.
Outra questão interessante é que ela também irá ajudar os filhotes a fazerem suas próprias necessidades após cada refeição.
Desta forma você terá menos trabalho, mas deverá continuar observando o comportamento e as necessidades do seu pet. Caso ocorra qualquer eventualidade é necessário buscar a ajuda de um veterinário.
Como você pode perceber, os filhotes são bichinhos muito sensíveis e que merecem toda a sua atenção e carinho para que cresçam de modo saudável e sem complicações.
Por isso, você pode colocar as dicas que compartilhamos em prática para melhor atender suas necessidades. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.