O mau hálito dos cachorros pode não ser apenas um cheiro ruim, mas sim, uma doença periodontal – uma inflamação na gengiva causada pelo acúmulo de tártaro no dentes do animal. Além do bafo, pode causar na perda de dentes e contribuir com outras doenças mais graves. Por isso, a higiene bucal dos cães é essencial e a simples escovação pode resolver na maioria dos casos do “bafinho. Para resolver o problema do seu cachorro com mau hálito, confira as dicas abaixo sobre o tema.
O que é o mau hálito do cachorro?
Não é porque o seu amigão possui um hálito forte que significa que ele está com mau hálito. Cachorros possuem um cheiro forte na boca mesmo! Agora, se ele esta não muito próximo e você consegue sentir o bafo, é bom ficar atento!
As principais causas do cachorro com mau hálito.
Como dito no primeiro parágrafo, a escovação simples e diária pode resolver a grande maioria do cachorro com mau hálito. O acúmulo de tártaro nas gengivas podem causar tanto o cheiro quanto a inflamação dessa região e incomodar o animal. Se o problema persistir, pode ser que ele tenha algo mais grave que causa o bafo.
Chamada de halitose, a presença de bactérias na boca do animal podem sinalizar outras doenças e não simplesmente um cachorro com mau hálito. Vamos resumir abaixo algumas delas e, que se você sentir esses cheiros específicos, visite urgentemente um veterinário para uma consulta.
- Renais: se sentir um cheiro de xixi (urina) na respiração do animal, pode ser sim algo que venha do rim.
- Digestivas: falta de apetite, vômitos e a halitose são sintomas de que algo não está bem no sistema digestivo e pode ser uma doença hepática.
- Diabetes: ao sentir com frequência um cheiro doce da boca do cachorro, pode ser algo mais sério como é a diabetes. Apesar de tratável, merece toda a atenção por parte do dono e do veterinário.
Possíveis Soluções para o fim do cachorro com mau hálito
- Escovação diária: é extremamente importante acostumar o cão desde pequeno a ter seus dentes escovados. Isso previne tártaro e que as bactérias se proliferem na boca do seu pet evitando outros probleminhas. Tente premiá-lo com biscoitos para associar a escovação dentária do cachorro como algo positivo.
Também não precisa escovar os dentes do animal especificamente com uma escova dentária. Alguns animais não se adaptam e por isso são recomendadas dedeiras ou gaze com pasta de dente para cachorros. Importante é limpar bem!
Em casos mais graves onde a limpeza não esta adiantando, leve a um veterinário para uma higiene mais profunda e profissional.
- A pasta de dente utilizada deve ser a específica para cães. Jamais use uma pasta de dente humana, mas sim, a pasta de dente para cachorros.
- Existem alguns sprays e líquidos antibacterianos também para auxiliar na higiene bucal do cachorro
- Rações específicas para cada raça de cachorro contribuem e muito também com o fim do cachorro com mau hálito pois possuem componentes e texturas destinadas às necessidades de cada espécie.
- Algumas frutas e legumes ajudam o animal a limpar seus dentes. Maçã, pera, cenoura e beterraba vão colaborar com a limpeza dos dentes do cachorro.
- Alguns petiscos industrializados possuem essa função de limpar os dentes do animal. Eles são ótimos e ainda por cima são adorados por eles.
- Brinquedos são excelentes opções para limpar os dentes dos cães pois alinham a higiene e diversão!
- Consultas sempre são bem vindas! Entre 6 meses e um ano, peça para seu veterinário de confiança chegar a saúde bucal do animal e colocar um fim ao cachorro com mau hálito!
Tenho uma Spitz de dois anos, já foi feito a retirada de um pouco de tártaro que estava em dois dentes, faço a escovação todos os dias, e ela tem um bafo podre. O que fazer??
Oi Luciane! Como orientado, neste caso a melhor opção é levar sua Spitz para um Veterinário. Ali, ele poderá verificar o que está acontecendo (e pode ser que este cheiro ruim nem seja um problema na boca, mas algo gástrico!)