Todo mundo ama os amiguinhos de 4 patas, são nossos amigos independente do nosso humor, mas assim como eles dão carinho pra gente, precisamos retribuir cuidando da saúde deles. E hoje vamos falar em especial dos cães com pelos longos.
São lindos, brilhantes, fofinhos enfim descreva o seu pet da melhor maneira possível, mas alguns cuidados devem ser tomados com os cachorros de pelo longo para que toda a beleza e saúde deles seja preservada.
Entendendo os pelos
Os pelos dos cães estão ali para balancear a saúde deles, assim como nós humanos. A diferença é que os pelos são uma proteção para os animais que não tem a pele igual a nossa.
Eles precisam dos pelos para manter a sua temperatura corporal, e dependendo da raça eles exigem um cuidado maior ou menor bem como o tamanho. Você não deve raspar o seu cachorro, ou tosar ele demais antes de consultar um veterinário especializado.
Além disso os pelos protegem os animais contra os raios solares, infecções, e outras doenças de pele.
Troca de pelos
Todos os cães independentemente da raça, passam por troca de pelagem. É claro que quanto mais pelo e mais comprido, mais visível é essa troca, que tem um cachorrinho peludo sabe bem do que estamos falando, quando aparentemente tudo na sua casa, nas suas roupas, no seu carro e possivelmente em qualquer coisa que você puder pensar, você encontrará um pelo do seu pet.
Mas isso é normal, e a escovação diária para a retirada de pelos e sub-pelos pode ajudar a controlar essa bagunça toda.
Banhos e Secagem
Os banhos frequentes, de preferencia semanalmente em cães de pelo longo, são essenciais para manter o seu pet saudável. Assim como nós eles precisam da higienização corporal e em principal os de pelos longos, uma vez que a facilidade é maior de acumular sujeira nos pelos que podem acarretar em doenças de pele e ou infecções.
Tome os cuidados necessários na hora de dar banho no seu cão. Os animais tendem a ficar estressados com o procedimento independente se ele é feito em casa ou em um pet-shop. Certifique-se de usar produtos adequados para pets, que não causam nenhum tipo de alergia e que sejam adequados ao porte e raça do seu amiguinho. Não exagere na água quente para não queimar ou machucar o seu pet, e se preocupe também quanto aos produtos como shampoo e condicionadores pois eles ajudam a balancear a hidratação da pele do seu pet.
Em cachorros de pelo longo a secagem ainda é mais importante pois ela acaba sendo mais difícil de se fazer por completa. Seja pela quantidade de pelos, pelo tempo que leva para secar ou pelo estresse em deixar o seu pet parado tanto tempo com o barulho do secador, mas ela é muito importante.
Se a secagem não for feita adequadamente pode gerar dermatites, alergias e infecções e não queremos isso!
Alimentação para cães de pelo longo
Lembra da frase você é o que você come? Para cães isso é ainda mais verdadeiro. As rações e alimentos refletem na pele e nos pelos dos pets, por isso é muito, mas muito importante mesmo controlar a nutrição dos ingredientes necessários para cada tipo de raça e de tipo de pelagem. Cachorros de pelos longos precisam de nutrição diferente de cachorros de pelo curto, pois s ingredientes são indispensáveis para que o pelo continue brilhante e forte.
Uma alimentação controlada vai ajudar você, dono de cães com pelo longo, a ter menos problemas quanto aos pelos do seu pet.
Não se esqueça nunca de também hidratar corretamente os seus cães, obviamente em dias de calor ainda mais, e principalmente cães de pelo longo pois eles de fato passam mais calor.
Atenções especiais para cães de pelo longo
Além de tudo que já foi citado acima vamos destacar mais alguns pontos que merecem a nossa atenção para proteger nossos pets de pelos longos.
Carrapatos, pulgas e outros parasitas são mais difíceis de se perceber e tratar em cães de pelos longos. Isso obviamente pois são mais difíceis de se perceber ao olhar para o seu cão que ao contrario de um com pelagem curta você identifica logo de cara.
Portanto faça um controle esporádico no seu cão para que ele não tenha problemas mais sérios. Leve ele ao veterinário e caso necessário aplique os produtos ou remédios para combater este tipo de problemas. Lembre-se que estes parasitas podem gerar problemas ainda mais graves.
Outro ponto importante é quanto ao verão ou ambientes inóspitos aos animais. É sempre muito divertido brincar com os nossos cães ao ar livre, em dias ensolarados ou até mesmo leva-los a praia ou ao campo.
Até aí tudo bem e faz bem para eles também, com certeza eles se divertirão com isso!
Mas após a diversão precisamos tomar alguns cuidados. Em especial os cães de pelo longo podem acabar suando muito messes dias e isso pode levar a irritações e alergias, e além disso devemos controlar assim como para nós o controle de exposição a luz solar, pois os cães também podem ter problemas de pele e queimaduras se expostos aos raios solares por muito tempo.
Já existem alguns produtos que ajudam na prevenção a este tipo de exposição, mas a melhor medida ainda é o bom senso! Trate o seu cão como alguém da família que vai ficar tudo bem!
Lembre-se de depois de um dia cheio de atividades, de dar um belo banho e secar bem o seu amigo, assim você garante que ele sempre esteja saudável e pronto para te oferecer muito carinho!
E ai gostou das nossas dicas ?